A presença dos museus da imagem e do som na web

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ci.v26.74576

Mots-clés :

Museus da Imagem e do Som, Patrimônio audiovisual, Gestão de acervos digitais, Websites, Redes Sociais

Résumé

Este artigo objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório e de inspiração para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Cecília Rocha Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, professora@anacecilia.digital

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (EA/UFMG, 2001) e doutorado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Escola de Belas Artes da UFMG (2012), com tese publicada no livro Gestão de projetos de museus e exposições (C/Arte, FAPEMIG, 2013). Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação. Tem experiência, projetos e pesquisas em: gestão e museus, museus e informática, museu virtual, ilustração científica. Coordenadora do grupo de pesquisa GRAFT, registrado no CNPq, e de seu laboratório virtual: o LavGRAFT.

Isac Daniel Santana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, isacdanielsantana@gmail.com

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Références

BARROS, Chalini. Distribuição de conteúdo audiovisual: configurações de fronteiras em escala mundial. Comunicação & Informação, v.11, n. 2, p.197-207, 2008.

BUARQUE, Marco Dreer. Estratégias de preservação de longo prazo em acervos sonoros e audiovisuais. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL, 9., 2008; São Leopoldo. Anais... [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de História Oral; São Leopoldo, 2008, p.9.

CARVALHO, Alexandre Sonego de. História, arte, cinema e educação! Museu polimorfo e futuro possível para os Museus da Imagem e do Som: o caso do MIS de Campinas. 2021. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.

CESCHIN, Luciana. Acervos digitais, memória e patrimônio: discursos, técnicas e tecnologias no processo de musealização do Acervo Bar ocidente em Porto Alegre/RS. 2015. Dissertação (Programa de pós-graduação em tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Pará, Curitiba, 2015.

CETIC.BR. TIC Cultura. Disponível em: https://www.cetic.br/pesquisa/cultura/ Acesso em: 08 mar. 2023.

DIGITAL 2022. Digital 2022 July Global Statshot Report v02. 2022. Disponível em: https://www.slideshare.net/DataReportal/digital-2022-july-global-statshot-report-jul-2022-v02. Acesso em: 18 ago. 2022.

HOLLÓS, Adriana Cox; PATERNOT, Vivian Fava. Futuro da memória digital audiovisual. Revista Eletrônica da ABDF, Brasília, v. 4, n. Especial, p. 270-286, 2020.

HUYSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

ICOM. Disponível em: https://icom.museum/en/ Acesso em: 08 mar. 2023.

IBGE. Produto Interno Bruto – PIB. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php Acesso em: 08 mar. 2023.

IBRAM. Acervos digitais nos museus: manual para realização de projetos. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Museus, 2020.

IBRAM. Portaria Ibram nº 215 de 4 de março de 2021. Dispor sobre a instituição da plataforma Museusbr como sistema nacional de identificação de museus e plataforma para mapeamento colaborativo, gestão e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros. Brasília: Presidência do Instituto Brasileiro de Museus, 2021.

INTERNET ARCHIVE. Disponível em: https://archive.org/ Acesso em: 08 mar. 2023.

MARÇAL, Carolina Schwaab; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. Gestão de acervos museológicos no contexto da cibercultura. Revista Confluências Culturais, Joinville, v.8, n. 3, p.12, 2019.

MENDONÇA, Tânia Mara Quinta Aguiar de Mendonça. Museu da Imagem e do Som: O desafio do processo de musealização dos acervos audiovisuais no brasil. 2012. Tese (Doutorado em Museologia) - Departamento de Museologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2012.

MELLO, Janaina Cardoso de et al. A Museologia na web: sistema de informação sobre patrimônio cultural na era digital. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, p.171-188, 2015.

MIS-BH. Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte. Disponível em: https://www.mis-sp.org.br. Acesso em: 08 nov. 2022.

MIS-RJ. Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.mis.rj.gov.br Acesso em: 08 nov. 2022.

MIS-PR. Museu da Imagem e do Som de Paraná. Disponível em: https://www.mis.pr.gov.br. Acesso em: 08 nov. 2022.

MIS-SP. Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Disponível em: https://www.mis-sp.org.br. Acesso em: 08 mar. 2023.

MUSEUSBR. Disponível em: http://museus.cultura.gov.br/ Acesso em: 08 mar. 2023.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museus brasileiros e política cultural. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, p. 53-72, 2004.

SANTANA, Isac Daniel. MA Os Museus da Imagem e do Som e sua Presença na Web. 2022. Mestrado (Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

TAINACAN. Disponível em: http://tainacan.org/ Acesso em: 08 mar. 2023.

UNESCO, Recomendação sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular, 1989.

UNESCO. Charter on the Preservation of the Digital Heritage. Paris, 2003. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000179529.page=2 Acesso em: 08 mar. 2023.

WORDPRESS. Disponível em: https://br.wordpress.org/ Acesso em: 08 mar. 2023.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-28

Comment citer

VEIGA, A. C. R.; SANTANA, I. D. A presença dos museus da imagem e do som na web. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 187–212, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.74576. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/74576. Acesso em: 16 août. 2024.