A publicidade na perspectiva de usuários universitários de mídias sociais

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, São Paulo, Brasil, maria.ogecia@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5123-0610
  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, São Paulo, Brasil, luciana.souza@prof.uniso.br https://orcid.org/0000-0002-1995-8791
  • Angelica Caniello Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, São Paulo, Brasil, angelica.caniello@prof.uniso.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.74324

Palavras-chave:

Publicidade., Midias sociais., Usuários universitários.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa em desenvolvimento com foco nas relações que usuários brasileiros das redes sociais estabelecem com produtos da publicidade disponibilizados no Twitter, Instagram e YouTube. Para tanto, apresentam-se reflexões sobre a publicidade; aspectos do perfil dos usuários e análises dos dados, via estatística descrita, que sinalizam para os modos de agir dos mesmos usuários. Entre os resultados, destacamos a permanência da crença no poder da publicidade de instigar o consumo de produtos e marcas, ou serviços, e que a mesma é consumida como um produto cultural pelo seu aspecto lúdico e por ser interessante. A relevância da pesquisa está na possibilidade de fornecer subsídios para a elaboração de diretrizes norteadoras de práticas educacionais que promovam o desenvolvimento de competências midiáticas.

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, São Paulo, Brasil, maria.ogecia@gmail.com

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutora pela ECA/USP. Docente e cooordenadora do PPG em Comunicação e Cultura - Mestrado, da Uniso.

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, São Paulo, Brasil, luciana.souza@prof.uniso.br

Possui doutorado (2003) e mestrado (1986) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui estágio pós-doutoral na Universität Kassel, Kassel - Alemanha (2008), sob os auspícios da Fapesp. É professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba, Uniso.

Angelica Caniello, Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, São Paulo, Brasil, angelica.caniello@prof.uniso.br

Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso). 

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

DRIGO, M. O.; COUTINHO PAGLIARINI DE SOUZA, L.; CANIELLO, A. A publicidade na perspectiva de usuários universitários de mídias sociais . Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 855–873, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.74324. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/74324. Acesso em: 17 jul. 2024.