Cidadania eTICs: uma relação anacrônica?
DOI:
https://doi.org/10.5216/38756Palavras-chave:
Cidadania. TICs. Internet.Resumo
Este artigo tem como proposta inicial realizar um levantamento conceitual sobre cidadania, bem como uma análise da evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e suas potenciais utilizações no tocante a otimizar o processo de apropriação desta cidadania por parte dos indivíduos viventes na polis. Por meio de uma pesquisa guiada pelo método de revisão bibliográfica aliou-se conceitos clássicos e modernos sobre a temática em questão, plotando-os na realidade hodierna em que a tecnologia atua fortemente nos processos de significação e ressignificação do status do cidadão e da própria cidadania, tema desta pesquisa. De posse dos conceitos e da análise contextual da relação TIC’s – Cidadania alcançou-se, neste estudo, uma perspectiva de desnivelamento entre ambos, onde o anacronismo se faz presente e exige medidas que sejam capazes de corrigir tal assincronicidade. Por fim o presente texto reforça a necessidade de se repensar o processo educacional vigente nesta sociedade, a fim de que os indivíduos sejam preparados para dominar as tecnologias em busca de alcançar a condição de cidadão.
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