L' utilisation de l'IA dans la communication universitaire :

les grandes lignes d'une alphabétisation en intelligence artificielle

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ci.v28.83913

Mots-clés :

Intelligence artificielle, maîtrise de l'IA, études de premier cycle, communication, éthique

Résumé

Cet article analyse l'utilisation de l'intelligence artificielle dans les programmes de communication de premier cycle, soulignant la nécessité d'une maîtrise de l'IA pour comprendre et critiquer cette nouvelle technologie. La question de recherche porte sur l'utilisation de l'IA par les étudiants en communication et son impact sur la créativité et la paternité dans le travail universitaire. La méthodologie impliquait une activité avec une cinquantaine d'étudiants, qui ont utilisé l'IA pour produire des séminaires après les cours sur ses concepts, son utilisation éthique, ses limites et ses impacts sociaux. Les résultats indiquent que les étudiants ont utilisé l'IA de manière équilibrée, en déléguant des tâches à l'outil tout en préservant la paternité et une touche personnelle dans la production finale, et en faisant preuve d'une ouverture critique à la technologie. Cette recherche contribue à la discussion sur le rôle de la maîtrise de l'IA en soulignant l'importance de préparer les communicateurs à son utilisation consciente et éthique.

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Bibliographies de l'auteur-e

Diego de Deus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, diegodeus.bot@gmail.com

Mestre e doutorando em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH/PPGCOM-UFMG. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o mestrado. É integrante da Rede SIMM: Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas. Também integra o Grupo de Pesquisa Mídia, Semiótica e Pragmatismo - MediaAção (UFMG/CNPq). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE). É produtor e roteirista do documentário "Democracia da Desinformação". Atua como editor-adjunto da revista acadêmica da Associação Brasileira de TV Universitária (ABTU). É secretário executivo e integrante do Núcleo de Estudos da Realidade Digital (NERD).

Cláudio Magalhães, Instituto Dânia de Paula

Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG (1986), aperfeiçoamento em Public Relations, Principles of Marketing, Advertising e Computers Technology pela Massachusetts Bay Community College (1989-1990), especialização em Administração Mercadológica pela UNA (1993), Mestrado em Comunicação Social pela UFMG (1999) e Doutorado em Educação pela UFMG (2005). Licenciando em História pela Cruzeiro do Sul (a partir de 2024). Professor/Orientador do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA (2007-2021). Fundador, vice-presidente (2000-2008), presidente (2008-2012) e conselheiro eleito da Associação Brasileira de Televisão Universitária. Editor responsável da acadêmica Revista ABTU. Coordenador do IDP - Instituto Dânia de Paula, do NERD - Núcleo de Estudos da Realidade Digital e do Estudar - Acompanhamento Educacional. Consultor de Transmídia em EaD na DJ Tecnologia Social e Educacional. Produtor audiovisual de projetos de letramento midiático, como o videocast (Des) Informando. Linha de pesquisa e atuação acadêmica: Comunicação, Educação, TIC, Inteligência Artificial, Tecnologia e Ser Humano, Cidades Inteligentes, Internet das Coisas (IoT), Capitalismo de Vigilância, Segurança Digital, Criança e Mídia, Letramento Midiático e digital, TV universitária, TV pública, TV digital, Tecnologia Social, Educação a Distância, Comportamento do Consumidor, Marketing e Consumo, Inteligência de Mercado, Comunicação: Cultura, Sociedade e Conjuntura Internacional.

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Publié-e

2025-12-10

Comment citer

DE DEUS, Diego; MAGALHÃES, Cláudio. L’ utilisation de l’IA dans la communication universitaire : : les grandes lignes d’une alphabétisation en intelligence artificielle. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 28, p. 70–92, 2025. DOI: 10.5216/ci.v28.83913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/83913. Acesso em: 16 déc. 2025.