The use of AI in undergraduate Communication:
outlines of a literacy in Artificial Intelligence
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v28.83913Keywords:
Artificial Intelligence, AI Literacy, undergraduate studies, Communication, ethicsAbstract
This article analyzes the use of Artificial Intelligence in undergraduate Communication programs, highlighting the need for AI literacy to understand and critique this new technology. The research question is how Communication students use AI and its impact on creativity and authorship in academic work. The methodology involved an activity with approximately 50 students, who used AI to produce seminars after classes on its concepts, ethical use, limitations, and social impacts. The results indicate that students used AI in a balanced way, delegating tasks to the tool but preserving authorship and a personal touch in the final production, in addition to demonstrating a critical openness to the technology. The research contributes to the discussion on the role of AI literacy by highlighting the importance of preparing communicators for its conscious and ethical use.
Downloads
References
ABMES; E. I. Inteligência Artificial na Educação Superior. Brasília: ABMES; 2024. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/pesquisas/ABMES_IA_NA_EDUCACAO_SUPERIOR.pdf. Acesso em: 1 dez. 2025.
ALBUQUERQUE, F. Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial. Agência Brasil, São Paulo, 16 jan. 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-01/brasil-esta-entre-os-paises-que-mais-usam-inteligencia-artificial. Acesso em: 3 out. 2025.
AMANDA. Studio Ghibli vs. IA: por que não usar imagens no “estilo Ghibli”. Studio Ghibli Brasil, [s. l.], 2 abr. 2025. Disponível em: https://studioghibli.com.br/2025/04/02/studio-ghibli-vs-ia-porque-nao-usar-imagens-no-estilo-ghibli/?srsltid=AfmBOoqw5Nl6opE8LjhirbJtfgB4Ez4fDmSLhfn-042SOKlxDLRQVde4. Acesso em: 3 out. 2025.
BARBOSA, X. C; BEZERRA, R. F. Breve introdução à história da inteligência artificial. Jamaxi, Rio Branco, v. 4, n. 1, p. 90-97, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/4730. Acesso em: 11 set. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2006.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. IA para o bem de todos: proposta de plano brasileiro de inteligência artificial 2024-2028. Brasília: MCTI, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/07/plano-brasileiro-de-ia-tera-supercomputador-e-investimento-de-r-23-bilhoes-em-quatro-anos/ia_para_o_bem_de_todos.pdf/@@download/file. Acesso em: 3 out. 2025.
CANDIDO, L. S.; BARBOSA, Christian A. de Melo; COSTA, Esdras J. H. Análise de ferramentas para detecção de textos científicos gerados por Inteligência artificial (ChatGPT). In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 5., 2024, Brasília. p. 145-152. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wics/article/view/35937. Acesso em: 8 ago. 2025.
CAREGNATO, R. C. A. MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, out./dez. 2006. DOI 10.1590/S0104-07072006000400017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2022.
FRANÇA, Vera Regina Veiga; SANTANA, Paulo Henrique Basílio; SIMÕES, Paula Guimarães; OLIVEIRA, Ana Karina de Carvalho; LOPES, Suzana Cunha; BARROSO, Lívia; SEPULVEDA ALVES, Lucas Afonso; AFONSO, Maria Lúcia; CHAGAS MOURA CAMPOS, Maíra Lobato Bicalho; LIMA, Laura Antônio. Comunicação e sociabilidade: perspectivas no campo da comunicação. Galáxia, São Paulo, v. 44, maio/ago. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/44989. Acesso em: 5 ago. 2025.
HAN, B.C. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Tradução de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 2022.
KAUFMAN, D. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
KOLIRIN, L. Artista rejeita prêmio de fotografia após imagem gerada por IA ganhar competição. CNN Brasil, [s. l.], 19 abr. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/artista-rejeita-premio-de-fotografia-apos-imagem-gerada-por-ia-ganhar-competicao/. Acesso em: 3 out. 2023.
LA NACION. Alerta na OpenAI: os novos modelos o3 e o4-mini do ChatGPT alucinam mais que seus antecessores. O Globo, Rio de Janeiro, 22 abr. 2025. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2025/04/22/alerta-na-openai-os-novos-modelos-o3-e-o4-mini-do-chatgpt-alucinam-mais-que-seus-antecessores.ghtml. Acesso em: 01 dez. 2025.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia e planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. v. 1.
MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MIAO, F.; CUKUROVA, M. AI Competency Framework for Teachers. Paris: Unesco, 2024. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/ai-competency-framework-teachers. Acesso em: 3 out. 2025.
MIAO, F.; SHIOHIRA, K.; LAO, N. AI Competency Framework for Students. Paris: Unesco, 2024. Disponível em: https://dataviz.unesco.org/en/articles/ai-competency-framework-students. Acesso em: 3 out. 2025.
ONU. Pacto digital global: compromisso internacional para um futuro digital aberto, livre e seguro. Nova Iorque: ONU, 2024. Disponível em: https://www.un.org/global-digital-compact/en. Acesso em: 17 nov. 2025.
OPENAI. ChatGPT. Versão gratuita 5.0. São Francisco: OpenAI, 2024. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 19 ago. 2025.
RUSSELL, Stuart J.; NORVIG, Peter. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3. ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2009.
SAMPAIO, R. C. SABBATINI, M.; LIMONGI, R. Diretrizes para o uso ético e responsável da inteligência artificial generativa: um guia prático para pesquisadores. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2024. E-book. Disponível em: https://portcom.intercom.org.br/ebooks/detalheEbook.php?id=57203. Acesso em: 5 mai. 2025.
SANTOS, M. C.; FIGUEIREDO, M. A. Utilização de inteligência artificial generativa no jornalismo: possibilidades e desafios. Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 18, n. 2, p. 27-42, maio/ago. 2024. DOI 10.22409/rmc.v18i2.62870. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/62870. Acesso em: 07 jul. 2025.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
TAULI, Tom. Introdução à inteligência artificial: uma abordagem não técnica. São Paulo: Novatec Editora, 2020.
TIMPONI, R.; L. EVANGELISTA, R. Letramento midiático, algorítmico e inteligência artificial: o papel dos agentes inteligentes na curadoria da pesquisa acadêmica. Revista Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 110-132, 2025. DOI 10.29146/eco-ps.v28i1.28452. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/28452/15532. Acesso em: 7 jul. 2025.
TOKARNIA, M. Sete a cada dez estudantes usam IA na rotina de estudos. Agência Brasil, Brasília, 6 ago. 2024. Educação. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2024-08/sete-cada-dez-estudantes-usam-ia-na-rotina-de-estudos. Acesso em: 3 out. 2025.
UNESCO. Recomendação sobre a ética da inteligência artificial. [S. l.]: Unesco, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137. Acesso em: 17 nov. 2025.
VALÉRIO, E.; SANTOS FILHO, J. M. dos. Letramento em inteligência artificial: uma reflexão a partir do guia da Unesco sobre competências em IA para professores. Revista Tópicos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 13, 2024. DOI 10.5281/zenodo.13846728. Disponível em: https://revistatopicos.com.br/artigos/letramento-em-inteligencia-artificial-uma-reflexao-a-partir-do-guia-da-unesco-sobre-competencias-em-ia-para-professores. Acesso em: 7 jul. 2025.
WEISER, Mark; BROWN, John Seely. The Coming Age of Calm Technology. [S. l.: s. n.], 1996. Disponível em: https://calmtech.com/papers/coming-age-calm-technology. Acesso em: 17 nov. 2025.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
