The use of AI in undergraduate Communication:

outlines of a literacy in Artificial Intelligence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v28.83913

Keywords:

Artificial Intelligence, AI Literacy, undergraduate studies, Communication, ethics

Abstract

This article analyzes the use of Artificial Intelligence in undergraduate Communication programs, highlighting the need for AI literacy to understand and critique this new technology. The research question is how Communication students use AI and its impact on creativity and authorship in academic work. The methodology involved an activity with approximately 50 students, who used AI to produce seminars after classes on its concepts, ethical use, limitations, and social impacts. The results indicate that students used AI in a balanced way, delegating tasks to the tool but preserving authorship and a personal touch in the final production, in addition to demonstrating a critical openness to the technology. The research contributes to the discussion on the role of AI literacy by highlighting the importance of preparing communicators for its conscious and ethical use.

 

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Author Biographies

Diego de Deus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, diegodeus.bot@gmail.com

Mestre e doutorando em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH/PPGCOM-UFMG. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o mestrado. É integrante da Rede SIMM: Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas. Também integra o Grupo de Pesquisa Mídia, Semiótica e Pragmatismo - MediaAção (UFMG/CNPq). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE). É produtor e roteirista do documentário "Democracia da Desinformação". Atua como editor-adjunto da revista acadêmica da Associação Brasileira de TV Universitária (ABTU). É secretário executivo e integrante do Núcleo de Estudos da Realidade Digital (NERD).

Cláudio Magalhães, Instituto Dânia de Paula

Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG (1986), aperfeiçoamento em Public Relations, Principles of Marketing, Advertising e Computers Technology pela Massachusetts Bay Community College (1989-1990), especialização em Administração Mercadológica pela UNA (1993), Mestrado em Comunicação Social pela UFMG (1999) e Doutorado em Educação pela UFMG (2005). Licenciando em História pela Cruzeiro do Sul (a partir de 2024). Professor/Orientador do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA (2007-2021). Fundador, vice-presidente (2000-2008), presidente (2008-2012) e conselheiro eleito da Associação Brasileira de Televisão Universitária. Editor responsável da acadêmica Revista ABTU. Coordenador do IDP - Instituto Dânia de Paula, do NERD - Núcleo de Estudos da Realidade Digital e do Estudar - Acompanhamento Educacional. Consultor de Transmídia em EaD na DJ Tecnologia Social e Educacional. Produtor audiovisual de projetos de letramento midiático, como o videocast (Des) Informando. Linha de pesquisa e atuação acadêmica: Comunicação, Educação, TIC, Inteligência Artificial, Tecnologia e Ser Humano, Cidades Inteligentes, Internet das Coisas (IoT), Capitalismo de Vigilância, Segurança Digital, Criança e Mídia, Letramento Midiático e digital, TV universitária, TV pública, TV digital, Tecnologia Social, Educação a Distância, Comportamento do Consumidor, Marketing e Consumo, Inteligência de Mercado, Comunicação: Cultura, Sociedade e Conjuntura Internacional.

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Published

2025-12-10

How to Cite

DE DEUS, Diego; MAGALHÃES, Cláudio. The use of AI in undergraduate Communication: : outlines of a literacy in Artificial Intelligence. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 28, p. 70–92, 2025. DOI: 10.5216/ci.v28.83913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/83913. Acesso em: 15 dec. 2025.