Análise descritiva de comunicações científicas sobre pós-verdade, desinformação e infodemia em pós-graduações stricto sensu

estudo de caso do componente curricular Mídia, saúde e pós-verdade da FIOCRUZ

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ci.v26.77447

Mots-clés :

Comunicação científica, Desinformação, Infodemia, Pós-verdade, Análise Quantitativa

Résumé

L’objectif est d’analyser les références bibliographiques qui soutiennent les discussions sur la post-vérité, l’infodémie et la désinformation, proposées dans les composantes curriculaires des cours de troisième cycle stricto sensu, afin de visualiser les caractéristiques des communications scientifiques à travers une analyse statistique-descriptive. On a utilisé le dépôt numérique des communications scientifiques de la composante curriculaire Média, santé et post-vérité, du Programme de troisième cycle en information et communication en santé de l’Institut de communication et d’information scientifique et technologique en santé, de la Fondation Oswaldo Cruz. Les procédures méthodologiques adoptées ont été l’étude de cas, de nature quantitative, et l’application d’une analyse descriptive pour la catégorisation et le détail statistique du contenu des communications scientifiques. Les résultats ont montré que 18 communications scientifiques ont un rapport avec les phénomènes de post-vérité, d’infodémie et de désinformation, où ont été analysées les caractéristiques des communications scientifiques dans 15 dimensions. On conclut que l’analyse descriptive des caractéristiques du référentiel bibliographique peut être une alternative pour comprendre les caractéristiques de ces matériaux disponibles, ainsi que pour vérifier si les référentiels sont conformes aux approches théoriques préétablies.

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Larissa Lima da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, larissasilva@ufpa.br

Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista PIBIC/CNPq do Museu Paraense Emílio Goeldi, contribuindo para o Projeto de construção do Acervo Digital de Línguas Indígenas. É membro do Grupo de pesquisa AmazonDataTech (ADT-UFPA). Atua como Bibliotecária e integra a comissão editorial no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da UFPA. Seu foco de atuação na área da Ciência da Informação abrange a representação da informação, divulgação científica e sustentabilidade em Serviços de Redes Sociais Online.

Nádia Araújo da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, nadia.araujo@icsa.ufpa.br

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará, Graduação e Licenciatura em Enfermagem, Pós-Graduação em CCIH, Centro Cirúrgico e Docência do ensino da Enfermagem, Professora do Curso Técnico de Enfermagem pela SEDUC/SECTET. Membro do Grupo de Pesquisa Amazon Datatech.

Fernando de Assis Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, deassis@ufpa.br

Diretor da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (mandatos 2020-2022 e 2023-2024). Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, lotado na Faculdade de Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará. Estagiário de Pós-doutoramento em Geofísica na Universidade Federal do Pará. Estágio de Pós-doutoramento, Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Especialista em Sistemas para Internet pela UNIVEM. Bacharel em Sistemas de Informação pela UNISAGRADO. Líder dos Grupos de Pesquisa AmazonDataTech (UFPA) e GPTAD - Tecnologias de Acesso a Dados (UNESP). Membro do grupo de pesquisa GPNTI - Novas Tecnologias em Informação (UNESP). Editor do periódico RECoDAF - Revista Eletrônica Competências Digitas para a Agricultura Familiar. Atua nas áreas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Coleta de Dados e Tecnologias de Informação e Comunicação, focado principalmente em Serviços de Redes Sociais Online e Privacidade.

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2023-12-30

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SILVA, L. L. da; SILVA, N. A. da; RODRIGUES, F. de A. Análise descritiva de comunicações científicas sobre pós-verdade, desinformação e infodemia em pós-graduações stricto sensu: estudo de caso do componente curricular Mídia, saúde e pós-verdade da FIOCRUZ. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 404–431, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.77447. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/77447. Acesso em: 17 juill. 2024.