Comic Books in Silver Screens

um mapeamento das transposições de HQs no Cinema hollywoodiano

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ci.v26.73828

Mots-clés :

Cinema, Histórias em Quadrinhos, Transposições, Hollywood

Résumé

O presente trabalho apresenta um mapeamento das transposições de Histórias em Quadrinhos no Cinema. Foi utilizado um recorte que procura esse levantamento fílmico, assim como alguns dados relativos à sua repercussão – suas bilheterias e indicações às premiações do Oscar – em obras norte-americanas, live-action e longa-metragem. Ao delimitar o corpus da pesquisa a esses casos, procuramos um enfoque ao imaginário mainstream de nossa cultura contemporânea. Essas produções cinematográficas tornam-se um fenômeno mundial, dominando um grande mercado atualmente. Esse artigo procura demonstrar esse processo sob uma perspectiva temporal, apresentando dados que promovam uma maior compreensão desse diálogo. Apresentamos uma etapa inicial de um projeto maior que procura investigar essa nova tendência cinematográfica e suas reverberações, reconfigurações e demais possibilidades enquanto objeto científico.

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Biographie de l'auteur-e

Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, yurigpk@hotmail.com

Doutor em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Mestre em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-IAVM) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pesquisa sobre Transposições de Histórias em Quadrinhos no Cinema (2019-2020). Pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Anhembi Morumbi com pesquisa sobre as reconfigurações da imagem do vampiro no cinema contemporâneo desde 2022. Coordenador do grupo de pesquisa "POPMID: Reflexões sobre Gêneros² e Tendências em Produções Midiáticas" e Vice coordenador do grupo de pesquisa "Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI" . Pesquisador bolsista do programa de Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Também atua no grupo de pesquisa "Culturas Tecnológicas: medialidades, materialidades e temporalidades" coordenado pelo prof. Dr. Erick Felinto. Membro da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen. Foi membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (entre 2018 e 2021) e Curador do Cineclube Silvia Oroz da Universidade Estácio de Sá, campus Tom Jobim (entre 2019 e 2021). Autor do livro "Drácula: o vampiro camaleônico" (2014), realiza pesquisas sobre Gêneros Cinematográficos (sobretudo o Horror) e transposições cinematográficas de obras literárias e Histórias em Quadrinhos. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ) e Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA) nas graduações em Comunicação Social, Cinema, Produção Audiovisual, Publicidade e Jornalismo.

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Publié-e

2023-06-28

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GARCIA, Y. Comic Books in Silver Screens: um mapeamento das transposições de HQs no Cinema hollywoodiano. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 115–139, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.73828. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/73828. Acesso em: 4 déc. 2024.