Comic Books in Silver Screens

un mapeo de las transposiciones de los cómics en el cine de Hollywood

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v26.73828

Palabras clave:

Cinema, Histórias em Quadrinhos, Transposições, Hollywood

Resumen

Este trabajo presenta un mapeo de las transposiciones del cómic en el cine. Se utilizó un recorte que busca este relevamiento fílmico, así como algunos datos relativos a su repercusión – su taquilla y nominaciones al Oscar – en obras, live-action y largometrajes norteamericanos. Al delimitar el corpus de investigación a estos casos, buscamos un enfoque en lo imaginario mainstream de nuestra cultura contemporánea. Estas producciones cinematográficas se han convertido en un fenómeno mundial, dominando un gran mercado en la actualidad. Este artículo busca demostrar este proceso desde una perspectiva temporal, presentando datos que promueven una mayor comprensión de este diálogo. Presentamos una etapa inicial de un proyecto mayor que busca investigar esta nueva corriente cinematográfica y sus reverberaciones, reconfiguraciones y otras posibilidades como objeto científico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, yurigpk@hotmail.com

Doutor em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Mestre em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-IAVM) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pesquisa sobre Transposições de Histórias em Quadrinhos no Cinema (2019-2020). Pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Anhembi Morumbi com pesquisa sobre as reconfigurações da imagem do vampiro no cinema contemporâneo desde 2022. Coordenador do grupo de pesquisa "POPMID: Reflexões sobre Gêneros² e Tendências em Produções Midiáticas" e Vice coordenador do grupo de pesquisa "Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI" . Pesquisador bolsista do programa de Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Também atua no grupo de pesquisa "Culturas Tecnológicas: medialidades, materialidades e temporalidades" coordenado pelo prof. Dr. Erick Felinto. Membro da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen. Foi membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (entre 2018 e 2021) e Curador do Cineclube Silvia Oroz da Universidade Estácio de Sá, campus Tom Jobim (entre 2019 e 2021). Autor do livro "Drácula: o vampiro camaleônico" (2014), realiza pesquisas sobre Gêneros Cinematográficos (sobretudo o Horror) e transposições cinematográficas de obras literárias e Histórias em Quadrinhos. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ) e Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA) nas graduações em Comunicação Social, Cinema, Produção Audiovisual, Publicidade e Jornalismo.

Citas

GARCIA, Y.; LIMA, E. L.; LOPES, L. A real presença em Wakanda: ‘Pantera Negra’ e a representatividade na indústria cinematográfica. In: DAVINO, G.; BELLICIERI, F. Roteiro X: The X-Script. São Paulo: Pomello Digital, 2020. p. 165-176.

AKSER, M. Cinema, Life and Other Viruses: The Future of Filmmaking, Film Education and Film Studies in the Age of Covid-19 Pandemic. CINEJ Cinema Journal, Volume 8.2, 2020.

ANDREW, J. D. As Principais Teorias do Cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.

BUKE, L. The comic book film adaptation: exploring modern Hollywood’s leading genre. Jackson: University Press of Mississipi, 2015.

COSTA, F. C. O Primeiro Cinema: Espetáculo, Narração, Domesticação. Rio de Janeiro: Azogue Editorial, 2005.

GORDON, I. Comic Strips and Consumer Culture: 1890-1945. Washington: Smithsonian Institution Press, 1998.

GUNNING, T. The cinema of attractions: Early film, its spectator and the avant-garde. In: STRAUVEN, W. (org.). The Cinema of Attractions Reloaded. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

HASSLER-FOREST, D. Capitalist Superheroes: caped crusaders in the neoliberal age. Washington: Zero Books, 2012.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.

LEFÉVRE, P. Incompatible Visual Ontologies?: The problematic adaptation of drawn images. In: GORDON, I.; JANCOVICH, M.; McCALLISTER, M. P. Film and Comic Books. University Press of Mississippi, 2007.

LOURENÇO, J. O Ano em que o Cinema que conhecíamos parou: um retrato em três actos. Revista Observatorio (OBS*), Edição Especial, 2021.

MACHADO, A. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2014.

NEGRI, A.; TIETZMANN, R. A quarta crise do cinema e a ascensão das séries de TV na contemporaneidade. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020.

PEREIRA, C. E. A Comédia de todos nós. Revista Filme Cultura, nº 61, janeiro, 2014.

MATTOS, A. C. G. Do Cinetoscópio ao Cinema Digital: breve história do cinema americano. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

VERGUEIRO, V. A contribuição de Antonio Luiz Cagnin aos estudos sobre a linguagem dos quadrinhos no Brasil. In: VERGUEIRO, V.; SANTOS, R. E. (Orgs.). A linguagem dos quadrinhos: estudos de estética, linguística e semiótica. São Paulo: Criativo, 2015.

Publicado

2023-06-28

Cómo citar

GARCIA, Y. Comic Books in Silver Screens: un mapeo de las transposiciones de los cómics en el cine de Hollywood. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 115–139, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.73828. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/73828. Acesso em: 4 dic. 2024.