Comic Books in Silver Screens

a mapping of the transpositions of Comics in Hollywood Cinema

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v26.73828

Keywords:

Cinema, Histórias em Quadrinhos, Transposições, Hollywood

Abstract

This work presents a mapping of the transpositions of Comic Books in Cinema. The delimitation of this filmic survey, as well as some data relating to its repercussion – its box office and Oscar nominations – was directed to north American, live-action and feature films. By delimiting the corpus of research to these cases, we sought to focus on the mainstream imaginary of our contemporary culture. These productions become a worldwide phenomenon, dominating a large market today. This article seeks to demonstrate this process from a temporal perspective, presenting data that promote a greater understanding of this dialogue. We present an initial stage of a larger project that seeks to investigate this new cinematographic trend and its reverberations, reconfigurations and other possibilities as a scientific object.

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Author Biography

Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, yurigpk@hotmail.com

Doutor em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Mestre em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-IAVM) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pesquisa sobre Transposições de Histórias em Quadrinhos no Cinema (2019-2020). Pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Anhembi Morumbi com pesquisa sobre as reconfigurações da imagem do vampiro no cinema contemporâneo desde 2022. Coordenador do grupo de pesquisa "POPMID: Reflexões sobre Gêneros² e Tendências em Produções Midiáticas" e Vice coordenador do grupo de pesquisa "Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI" . Pesquisador bolsista do programa de Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Também atua no grupo de pesquisa "Culturas Tecnológicas: medialidades, materialidades e temporalidades" coordenado pelo prof. Dr. Erick Felinto. Membro da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen. Foi membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (entre 2018 e 2021) e Curador do Cineclube Silvia Oroz da Universidade Estácio de Sá, campus Tom Jobim (entre 2019 e 2021). Autor do livro "Drácula: o vampiro camaleônico" (2014), realiza pesquisas sobre Gêneros Cinematográficos (sobretudo o Horror) e transposições cinematográficas de obras literárias e Histórias em Quadrinhos. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ) e Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA) nas graduações em Comunicação Social, Cinema, Produção Audiovisual, Publicidade e Jornalismo.

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Published

2023-06-28

How to Cite

GARCIA, Y. Comic Books in Silver Screens: a mapping of the transpositions of Comics in Hollywood Cinema. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 115–139, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.73828. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/73828. Acesso em: 4 dec. 2024.