Análise da construção do conceito de Objeto Coreográfico através da triangulação metodológica:mutabilidade, transferibilidade
DOI :
https://doi.org/10.5216/32052Mots-clés :
Objeto coreográfico. Grounded analysis. Triangulação metodológicaRésumé
O presente artigo tem como objetivo a apresentação de uma abordagem incomum no mundo das artes performativas. Partindo do conceito “objeto coreográfico” da autoria de William Forsythe(FORSYTHE, 2008) originalmente circunscrito à dança, pretendemos a clarificação e o aprofundamento quer do conceito em si, quer da sua aplicação em áreas como as artes performativas, práticas de produção e projeto de espaço. A presença de uma das autoras na equipa de produção de Scattered Crowd permitiu a conjugação de vários métodos de acesso aos atores principais desta peça: o próprio William Forsythe e dez elementos da equipa que construíram esta instalação. As entrevistas realizadas conjugaram-se com técnicas de exploração de significados e experiências como o recurso a objetos visuais e gráficos (cartaz) e a objetos-vídeo. A conjugação de quatro metodologias qualitativas diferentes constitui a sustentação do presente artigo. A conclusão da triangulação destas várias abordagens permite compreender o conceito de “objeto coreográfico” como um objeto de convergência. Esta ilação é derivada da investigação em curso. A convergência que o “objeto coreográfico” detém parece concretizar-se no efeito que requer e na forma como afeta quem o frequenta, o espetador.
Téléchargements
Références
DENZIN, K. The research act in sociology. Chicago: Aldine, 1970.
FONTE, Carla. Investigar narrativas e significados: a Grounded Analysis como metodologia de referência. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Porto, v. [s.i.], n. 2, p. 290-297, 2005.
FORSYTHE, W. Choreographic objects. In: BIRNBAUM, D.; FORSYTHE, W.; WEISBECK, M. Suspense. Alemanha, 2008.
GABLIK, S. The object lesson. In:Magritte, Londres: Thames and Hudson, 1970. p. 102-125.
MEDEIROS, Ana Margarida Marques de Macedo Guimarães. Análise do campo coreográfico contemporâneo: a coreografia enquanto proposta projectual de espaço. 2014. Tese (Doutorado) - Curso de Motricidade Humana, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.
MEDEIROS, A.; TEIXEIRA, Z. Scattered crowd: perspectivas convergentes na análise de um objecto coreográfico. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 3., Badajoz. Anais... [s.n.],2014. p.246-251.
SEALE, Clive. Quality in Qualitative Research.Qualitative inquiry, London, v. 5, n. 4, p.465-478, nov. 1999.
STRAUSS, A; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa:técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.