Representações Sociais, Comunicação e Identidade: O Indígena na Mídia Impressa
DOI :
https://doi.org/10.5216/c&i.v16i2.27221Mots-clés :
Comunicação. representações sociais. conflito. identidade.Résumé
Este estudo objetiva identificar e analisar como os sujeitos não indígenas vêem os indígenas no contexto das relações intergrupais e, particularmente, no contexto do processo de demarcação e desocupação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol. A pesquisa de caráter quantitativo descritivo foi realizada em um jornal de circulação nacional e os resultados indicam que as representações dos indígenas que circular (ou não), nos veículos de mídia, transcende o espaço midiático fazendo eco no espaço social, ou seja, são as vozes dos atores sociais não indígenas que ecoam nos espaços midiatizados, que, quando amplificados e legitimados pela mídia, se tornam naturalizados, e, mesmo em se tratando de situações potencialmente comunicativas, são validados como contratos de comunicação.
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