Representaciones sociales, comunicación e identidade: El indígena en los medios impresos

Autores/as

  • Claudomilson Fernandes Braga Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i2.27221

Palabras clave:

Comunicação. representações sociais. conflito. identidade.

Resumen

Este estudo objetiva identificar e analisar como os sujeitos não indígenas vêem os indígenas no contexto das relações intergrupais e, particularmente, no contexto do processo de demarcação e desocupação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol. A pesquisa de caráter quantitativo descritivo foi realizada em um jornal de circulação nacional e os resultados indicam que as representações dos indígenas que circular (ou não), nos veículos de mídia, transcende o espaço midiático fazendo eco no espaço social, ou seja, são as vozes dos atores sociais não indígenas que ecoam nos espaços midiatizados, que, quando amplificados e legitimados pela mídia, se tornam naturalizados, e, mesmo em se tratando de situações potencialmente comunicativas, são validados como contratos de comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudomilson Fernandes Braga, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb)

Doutor em Psicologia pela PUC Goiás

Professor Adjunto da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG

Publicado

2014-02-20

Cómo citar

BRAGA, C. F. Representaciones sociales, comunicación e identidade: El indígena en los medios impresos. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 107–122, 2014. DOI: 10.5216/c&i.v16i2.27221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/27221. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos