Central do Brasil e o Melodrama

Auteurs-es

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás (UFG).

DOI :

https://doi.org/10.5216/c&i.v3i2.22870

Mots-clés :

Cinema novo. Brasil. Nordeste.

Résumé

 

O Cinema Novo, liderado por Glauber Rocha, edificou um estilo de cinema denominado "estética da fome". Sintonizado com a problemática nacional, elegeu um olhar crítico e polêmico, desprezou o melodrama e instituiu a criatividade em meio a carência. Central do Brasil retoma temáticas do Cinema Novo, junta-se ao melodrama e dialoga com o Cinema Novo. O resultado é a eclosão de uma nova linguagem e uma nova visão para velhos temas.

 

 

 

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lisandro Nogueira, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Professor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Téléchargements

Publié-e

2013-02-28

Comment citer

NOGUEIRA, L. Central do Brasil e o Melodrama. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 3, n. 2, p. 155–159, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v3i2.22870. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22870. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos