Teaching Journalism Theories at the Undergraduate Level:
Weaknesses in Training, Limits of the Field
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v28.83785Keywords:
Teorias do Jornalismo, Ensino do Jornalismo, DisciplinaAbstract
This study analyzes the teaching of Journalism Theories in undergraduate Journalism programs in Brazil, focusing on its representativeness and theoretical adequacy. The objective was to determine which knowledge and content are mobilized and whether they reflect the field's autonomy. The research was based on a documentary analysis of syllabi, bibliographies, and curricular frameworks from 25 higher education institutions in different regions of the country. The corpus included public and private universities, encompassing various administrative modalities. The results indicated that the course has a low workload, representing an average of 2.21% of total courses, and that more than half of the institutions do not clearly specify which journalism theories are addressed. Newsmaking and Agenda-This study analyzes the teaching of Journalism Theories in undergraduate Journalism programs in Brazil, focusing on its representativeness and theoretical adequacy. The objective was to determine which knowledge and content are mobilized and whether they reflect the field's autonomy. The research was based on a documentary analysis of syllabi, bibliographies, and curricular frameworks from 25 higher education institutions in different regions of the country. The corpus included public and private universities, encompassing various administrative modalities. The results indicated that the course has a low workload, representing an average of 2.21% of total courses, and that more than half of the institutions do not clearly specify which journalism theories are addressed. Newsmaking and Agenda-
Downloads
References
ABEJ. Sobre a ABEJ. Brasília: ABEJ, 2023. Disponível em: https://www.abej.org. Acesso em: 30 out. 2024.
ADGHIRNI, Zélia Leal. O lugar do jornalismo na comunicação. Líbero, São Paulo, n. 17, p. 51-62, 2016. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/748. Acesso em: 30 out. 2024.
AMARAL, José Juvêncio Félix. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 1996. Disponível em: https://200.17.137.109:8081/xiscanoe/courses1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografica.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.
ANUNCIAÇÃO, Cristiano Pinto. Dos estudos sobre Jornalismo às teorias do Jornalismo reflexões epistemológicas. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação), Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio2.unb.br/handle/10482/35540. Acesso em: 25 nov. 2025
BRASIL. Lei n.º 12527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 25 nov. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 24 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 nov. 2024.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: a Free Software for Analysis of Textual Data. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016. Acesso em: 30 out. 2024.
COLLING, Leandro. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Salvador: EDUFBA, 2001.
DEMENECK, Ben-Hur. Objetividade jornalística: o debate contemporâneo do conceito. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100178. Acesso em: 30 nov. 2025.
FRIGHETTO, Maurício. Uma escola de jornalismo: o poder e o saber na história do projeto pedagógico do curso da UFSC. 2016. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/174880/345351.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 nov. 2025.
KARAM, Francisco José Castilhos. Ética, deontologia, formação e profissão: observações sobre o Jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 118-130, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2206. Acesso em: 16 jul. 2023.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, Marli; BLATTMANN, Ursula. A Biblioteca Universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2344. Acesso em: 25 nov. 2025.
MCCOMBS, Maxwell Earle; SHAW, Donald Lewis. The Agenda-Setting Function of Mass Media. Public Opinion Quarterly, [s. l.], v. 36, n. 2, p. 176-187, 1972. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2747787. Acesso em: 25 nov. 2025.
MEDITSCH, Eduardo. A formação para a praxis profissional do jornalista: uma experiência brasileira inspirada em Paulo Freire. Comunicação & Sociedade, Braga, v. 5, p. 25-38, 2004. DOI 10.17231/comsoc.5(2004).1243. Disponível em: https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/1235. Acesso em: 2 dez. 2025.
MEDITSCH, Eduardo. A rádio na era da informação. Coimbra: Minerva, 1999.
MELO, José Marques de. Jornalismo: compreensão e reinvenção. São Paulo: Saraiva, 2009.
MAIA, Kênia Beatriz Ferreira; AGNEZ, Luciane Fassarella. O agenda-setting no Brasil: contradições entre o sucesso e os limites epistemológicos. E-compós, Brasília, v. 13, n. 3, 2010. DOI 10.30962/ec.504. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/504. Acesso em: 25 nov. 2025.
NISBET, Matthew Charles. Agenda building. In: KAID, Lynda Lee; HOLTZ-BACH, Christina (ed.). Encyclopedia of Political Communication. Thousand Oaks: Sage, 2008. p. 18-21.
PENA, Felipe. Jornalismo literário. São Paulo: Contexto, 2008.
PEUCER, Tobias. Os relatos jornalísticos. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 13-29, jul./dez. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1673. Acesso em: 25 nov. 2025.
PONTES, Felipe Simão. Adelmo Genro Filho e a teoria do jornalismo no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015.
SÁ, Adilsa. O jornalista brasileiro. 2 ed. rev. ampl. e atual. Fortaleza: Edições Fundação Demócrito Rocha, 1999.
SILVA, Gislene. De que campo do jornalismo estamos falando? Matrizes, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 197-212, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38119.
Acesso em: 25 nov. 2025.
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e dos media. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 1999.
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Lisboa: Vega, 2000. v. 1.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 8. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
