The internet as aspace for mobilization:the brand Use Huck and the appropriation of the campaign "We Are All Monkeys”
DOI:
https://doi.org/10.5216/32573Keywords:
Internet. Visibility. Movement against-hegemonic.Abstract
This article has an objective, and is to make think how the internet is a space for mobilization that allows the diffusion of movements to promote social causes, but this use leaves out the really sense of movements against-hegemonic. So, this article start a dialog,theorically speaking, with the writers Thompson (2002; 2008), Tufte (2008), Lévy (2000) and Castells (2004) and provides an Content Analysis (Bardin, 2010), about of launch of brand shirts Use Huck, who made use of the campaing against prejudice launched on the Internet called "We Are All Monkeys".
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2010.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
DI FELICE. M. Netativismo: novos aspectos da opinião pública em contextos digitais. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 27-45, jan./abr. 2012.
FESTA, Regina. Movimentos sociais, comunicação popular e alternativa. In: FESTA, R.; LINS DA SILVA, C. Comunicação popular e alternativa no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1986.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2000.
MARQUES DE MELO, José; TOSTA, S. P. Mídia e educação. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2008.
MORAES, Dênis de.Comunicação alternativa, redes virtuais e ativismo: avanços e dilemas.Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación.v. 9,n. 2, mai/ago, 2007.
MORAES, Dênis de.Comunicação alternativa em rede e difusão contra-hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo G. Comunicação e contra hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2008.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 2. ed. Petropolis: Vozes, 2002.
THOMPSON, John B. A nova visibilidade.Revista Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 15-38, 2008.
TUFTE, Thomas. O renascimento da comunicação para a transformação social: redefinindo a disciplina e a prática depois da “Primavera Árabe”. Revista Brasileira de Ciências da Comununicação, São Paulo, Intercom, v. 36, n. 2, p. 61-90,jan. 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
![](https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif)