Other perspectives on the use of images in qualitative research: the exercise with the interpretation of Didi Huberman
DOI:
https://doi.org/10.5216/31812Keywords:
Frankfurt School. Critical Theory Social. Media.Abstract
The research using images as sources of research requires the use of methods to consider the image, its symbolism, its historical context, its virtues and not knowledge. In our studies , we believe that there are several possibilities for the interpretation of the image, but some may also lead researchers to serious misunderstandings , because its interpretation can distance itself from the historical context in this image ; or may mistakenly consider that the meanings of the image could be reduced to the method. The purpose of this article is to analyze the interpretations and methods of image analysis of Erwin Panofsky, Pierre Francastel and George Didi-Huberman and reflect on the potential of using image as an element of social research. We emphasized the understanding of the concepts recommended by Didi-Huberman for image analysis and its possibilities in qualitative research presenting an exercise using the interpretation of this author
Downloads
References
BASARAB, Nicolescu. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.
DIDI–HUBERMAN, Georges. O que vemos e o que nos olha. Campinas: Editora 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Confronting Images: questioning the Ends of a Certain History of Art.Pennsylvania: LesEditions de Minuit, 2004.
BRASIL. Portaria n.° 1140, de 22 de novembro de 2013. Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimentodo EnsinoMédio e define suasdiretrizesgerais, forma, condições e critériospara a concessão de bolsas de estudo e pesquisano âmbito do ensinomédio público,nas redes estaduais e distrital de educação.Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 dez. 2013. Seção 1, p. 24-25.
BRASÍLIA, DF. Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF). Currículo emMovimento da Educação Básica. SEEDF; GDF, Brasília, 2014. Disponívelem: <http://www.se.df.gov.br/materiais-pedagogicos/curriculoemmovimento.html>. Acessoem: 13 nov. 2014.
DÜRER, ALBRECHT. São Jerônimoemseuestúdio. 1521. Pintura.
FRANCASTEL, Pierre, Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
GINZBURG, Carlo.Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HERNANDEZ, Aline; SCARPARO, Helena. Silêncios e Saberes Guardados nas Imagens do Pré-Golpe de 1964. Revista de Psicologia Política, São Paulo, v.8, n. 15, abril de 2009. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/viewarticle. php?Id=139>. Acesso em: 01 de nov. de 2013.
PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. In:____. História da arte italiana: da Antiguidade a Duccio. Tradução de Wilma De Kantinszky. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
SCHIMITT, J. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Edusp, 2007.
WELLER, Wivian; BASSALO, Lucélia de M. Braga. Imagens: documentos de visões de mundo. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, n. 28, set./dez. 2011.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.