O uso de IA na graduação em Comunicação:

esboços de um letramento em inteligência artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v28.83913

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, letramento em IA, graduação em Comunicação, criatividade, autoria

Resumo

O artigo analisa o uso da inteligência artificial na graduação em Comunicação destacando a necessidade do letramento em IA para compreender e criticar essa nova tecnologia. O problema investigado é como estudantes de Comunicação utilizam a IA e qual o impacto na criatividade e autoria na realização de um trabalho acadêmico. A metodologia envolveu uma atividade com cerca de 50 alunos, que usaram IA para produzir seminários, após aulas sobre seus conceitos, uso ético, limitações e impactos sociais. Os resultados indicam que os estudantes usaram a IA de forma equilibrada, delegando tarefas à ferramenta, mas preservando a autoria e o toque pessoal na produção final, além de demonstrarem abertura crítica à tecnologia. A pesquisa contribui para a discussão sobre o papel do letramento em IA ressaltando a importância de preparar comunicadores para seu uso consciente e ético.

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Biografia do Autor

Diego de Deus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, diegodeus.bot@gmail.com

Mestre e doutorando em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH/PPGCOM-UFMG. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o mestrado. É integrante da Rede SIMM: Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas. Também integra o Grupo de Pesquisa Mídia, Semiótica e Pragmatismo - MediaAção (UFMG/CNPq). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE). É produtor e roteirista do documentário "Democracia da Desinformação". Atua como editor-adjunto da revista acadêmica da Associação Brasileira de TV Universitária (ABTU). É secretário executivo e integrante do Núcleo de Estudos da Realidade Digital (NERD).

Cláudio Magalhães, Instituto Dânia de Paula, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, claudiomagalhaes@uol.com.br

Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG (1986), aperfeiçoamento em Public Relations, Principles of Marketing, Advertising e Computers Technology pela Massachusetts Bay Community College (1989-1990), especialização em Administração Mercadológica pela UNA (1993), Mestrado em Comunicação Social pela UFMG (1999) e Doutorado em Educação pela UFMG (2005). Licenciando em História pela Cruzeiro do Sul (a partir de 2024). Professor/Orientador do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA (2007-2021). Fundador, vice-presidente (2000-2008), presidente (2008-2012) e conselheiro eleito da Associação Brasileira de Televisão Universitária. Editor responsável da acadêmica Revista ABTU. Coordenador do IDP - Instituto Dânia de Paula, do NERD - Núcleo de Estudos da Realidade Digital e do Estudar - Acompanhamento Educacional. Consultor de Transmídia em EaD na DJ Tecnologia Social e Educacional. Produtor audiovisual de projetos de letramento midiático, como o videocast (Des) Informando. Linha de pesquisa e atuação acadêmica: Comunicação, Educação, TIC, Inteligência Artificial, Tecnologia e Ser Humano, Cidades Inteligentes, Internet das Coisas (IoT), Capitalismo de Vigilância, Segurança Digital, Criança e Mídia, Letramento Midiático e digital, TV universitária, TV pública, TV digital, Tecnologia Social, Educação a Distância, Comportamento do Consumidor, Marketing e Consumo, Inteligência de Mercado, Comunicação: Cultura, Sociedade e Conjuntura Internacional.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

DE DEUS, Diego; MAGALHÃES, Cláudio. O uso de IA na graduação em Comunicação: : esboços de um letramento em inteligência artificial. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 28, p. 70–92, 2025. DOI: 10.5216/ci.v28.83913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/83913. Acesso em: 13 dez. 2025.