Inteligência artificial e o ensino de jornalismo

o caso da Universidade Estadual do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v28.83895

Palavras-chave:

jornalismo, inteligência artificial, inteligência artificial generativa

Resumo

Apresenta-se um estudo de caso dos experimentos no bacharelado em Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí – instituição pública de Ensino Superior localizada no Piauí, Nordeste do Brasil – envolvendo o debate e a utilização da inteligência artificial para formação de profissionais do campo das mediações informacionais. Reflete-se, mostra-se e destaca-se pontos de processos, adotando como recorte temporal um ano e meio de atividades – entre os dois semestres letivos de 2024 e o primeiro semestre letivo de 2025, envolvendo principalmente o alunado que adentrou a universidade no período da pandemia de Covid-19. Aborda-se os desafios do paradoxo de se ter meios e possibilidades de formação e informação, mas sentir-se cada vez menos informado e preparado diante da quantidade de conteúdos circundantes, mais alimentados por perspectivas das inteligências artificiais ou por sistemas informacionais e tecnológicos que permeiam essa área. Frisa-se que a moderação entre a compreensão desses sistemas, principalmente para entendê-los como ferramentas de mediação e não de finalização dos processos, pode ser um dos caminhos para a formação superior no Bacharelado em Jornalismo, não só da instituição estudada, mas também de outras do Brasil, dando pistas para a aplicação de conteúdos de inteligência artificial para áreas não puramente tecnológicas, mas que, devido à temática estar internalizada nas gerações contemporâneas, frequentadoras das Instituições de Ensino Superior, não deve ser descartada nem excluída de debates e experimentações.

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Biografia do Autor

Orlando Maurício Carvalho de Berti, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, Piauí, Brasil, berti@uespi.br

Professor efetivo (Adjunto IV – DE) dos cursos de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, e campus Professor Barros Araújo, em Picos. Professor do Mestrado em Comunicação da UFPI – Universidade Federal do Piauí. Pós-doutor em Comunicação, Região e Cidadania pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Doutor e mestre em Comunicação Social pela UMESP, com estágio doutoral na Universidad de Málaga (UMA), Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais da UESPI. Desenvolve, atualmente, pesquisas sobre mediações, questões comunicacionais do sertão do Piauí, tecnologias atuais e tecnologias sociais. Bolsista de Produtividade Tecnológica da UESPI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Diretor do Laboratório de Inteligência Artificial em Jornalismo da UESPI (LIAJ/UESPI). E-mail: berti@uespi.br.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

BERTI, Orlando Maurício Carvalho de. Inteligência artificial e o ensino de jornalismo: o caso da Universidade Estadual do Piauí. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 28, p. 93–111, 2025. DOI: 10.5216/ci.v28.83895. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/83895. Acesso em: 13 dez. 2025.