Produção científica sobre competência digital na ciência da informação
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v28.79931Palavras-chave:
Competência em Informação, Comunicação Digital, Produção Científica, Ciência da InformaçãoResumo
Este estudo tem como objetivo realizar um mapeamento da produção científica sobre competência digital na Ciência da Informação, identificando a frequência, os principais autores e os quadros de referência de competência digital utilizados. Foi realizada uma consulta em três bases de dados especializadas em Ciência da Informação: Library, Information Science and Technology Abstracts (LISTA), Base do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (BENANCIB) e Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), considerando trabalhos publicados entre 2018 e 2022. Após a seleção dos artigos para análise, foram contabilizados 16 trabalhos. Com os resultados, foram gerados indicadores de produção, colaboração e impacto, identificando os autores com múltiplas publicações, os trabalhos mais citados, o número de publicações por ano, as palavras-chave mais frequentes e as metodologias empregadas em cada pesquisa. Os resultados revelam um crescimento no número de trabalhos com o tema competência digital nos últimos anos, sendo publicados em diferentes países: Brasil, Croácia, Coreia, Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, Reino Unido e Polônia. Nos trabalhos analisados, foram utilizados vários instrumentos para avaliação de competência digital, tais como o The Digital Capabilities Framework, COTASEBA, Technological, Pedagogical, and Content Knowledge (TPACK), Korean Digital Competency Quotient (KDQ), Digcomp e DigCompEdu, além de questionários próprios construídos com base em um ou mais quadros de referência.
Downloads
Referências
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DEMESHKANT, Nataliia; TRUSZ, Sławomir; POTYRAŁA, Katarzyna. Interrelationship between levels of digital competences and Technological, Pedagogical and Content Knowledge (TPACK): a preliminary study with Polish academic teachers. Technology, Pedagogy and Education, [s. l.], v. 31, n. 5, p. 579-595, 2022. Disponível em https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=160714611&site=ehost-live. Acesso em: 22 maio 2023.
EUROPEAN COMMISSION, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, Key competences for lifelong learning. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2019. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540. Acesso em: 25 maio 2023.
FIGUEIREDO, António Dias. Compreender e desenvolver as competências digitais. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, Lisboa, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22051/16227. Acesso em: 22 maio 2023.
GRANDE-DE-PRADO, Mario; CAÑÓN, Ruth; GARCÍA-MARTÍN, Sheila; CANTÓN, Isabel. Digital competence and gender: teachers in training. A case study. Future Internet, [s. l.], v. 12, n. 11, p. 204, 2020. DOI 10.3390/fi12110204. Disponível em: https://www.mdpi.com/1999-5903/12/11/204. Acesso em: 22 maio 2023.
GUILLÉN-GÁMEZ, Francisco D.; RAMOS, Marta. Competency profile on the use of ICT resources by Spanish music teachers: descriptive and inferential analyses with logistic regression to detect significant predictors. Technology, Pedagogy and Education, [s. l.], v. 30, n. 4, p. 511-523, 2021. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=152623806&site=ehost-live. Acesso em: 22 maio 2023.
LÓPEZ-BELMONTE, Jesús.; MORENO-GUERRERO, Antonio José; POZO-SÁNCHEZ, Santiago; LÓPEZ-NÚÑEZ, Juan Antonio. Efecto de la competencia digital docente en el uso del blended learning en formación profesional. Investigación Bibliotecológica, [s. l.], v. 34, n. 83, p. 187-205, 2020. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/ib/v34n83/2448-8321-ib-34-83-187.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.
MARTZOUKOU, Konstantina; FULTON, Crystal; KOSTAGIOLAS, Petros; LAVRANOS, Charilaos A study of higher education students' self-perceived digital competences for learning and everyday life online participation. Journal of Documentation, [s. l.], v. 76, n. 6, p. 1413-1458, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JD-03-2020-0041/full/pdf. Acesso em: 21 maio 2023.
MARTZOUKOU, Konstantina; KOSTAGIOLAS, Petros; LAVRANOS, Charilaos; LAUTERBACH, Thorsten; FULTON, Crystal. A study of university law students’ self-perceived digital competences. Journal of Librarianship and Information Science, [s. l.], v. 54, n. 4, p. 751-769, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09610006211048004. Acesso em 23 maio 2023.
MÜLLER, Mirela; VARGA, Melita Aleksa. Digital competences of teachers and associates at higher educational institutions in the Republic of Croatia. Informatologia, [s. l.], v. 5, n. 1-2, p. 8-23, jun. 2019. DOI 10.32914/i.52.1-2.4. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=137830449&site=ehost-live. Acesso em: 24 maio 2023.
NOH, Younghee; HONG, Hyun-Jin. A study on the relationship between library service and digital competence. Journal of Librarianship and Information Science, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 264-283, 2022. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=156614508&site=ehost-live. Acesso em: 23 maio 2023.
OH, Sarah Soyeon; KIM, Kyoung-A; KIM, Minsu; OH, Jaeuk; CHU, Sang Hui; CHOI, JiYeon. Measurement of digital literacy among older adults: systematic review. Journal of medical Internet research, [s. l.], v. 23, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7889415/. Acesso em: 22 maio 2023.
PAULA, Rejane Sales de Lima; CASARIN, Helen Castro Silva; LUCAS, Margarida. Competência digital e informacional de docentes da educação superior: enfoque do quadro DigCompedu no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/193613. Acesso em: 25 nov. 2023.
REDECKER, Christine. European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union Joint Research, 2017. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC107466. Acesso em: 22 nov. 2024.
REIXACH, Elisenda; ANDRÉS, Erik; RIBES, Josuè; GEA-SÁNCHEZ, Montserrat; LÓPEZ, Alícia Àvila; CRUAÑAS, Bea; ABAD, Anna González; FAURA, Ricard; GUITERT, Montse; ROMEU, Teresa; HERNÁNDEZ-ENCUENTRA, Eulàlia; BRAVO-RAMIREZ, Sandra; SAIGÍ-RUBIÓ, Francesc. Measuring the Digital Skills of Catalan Health Care Professionals as a Key Step Toward a Strategic Training Plan: Digital Competence Test Validation Study. Journal of Medical Internet Research, [s. l.], v. 24, n. 11, e38347, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9752462/. Acesso em: 22 maio 2023.
ROSETTO, Marcia. Competência em informação e suas relações com a competência midiática e digital: uma nova lógica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo. v. 17, n. 2, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/216597. Acesso em: 20 nov. 2024.
SALES, Dora; CUEVAS-CERVERÓ, Aurora; GÓMEZ-HERNÁNDEZ, José-Antonio. Perspectives on the information and digital competence of Social Sciences students and faculty before and during lockdown due to Covid-19. Profesional de la Información, v. 29, n. 4, p. 1-20, 2020. DOI 10.3145/epi.2020.jul.23. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/download/82472/61023/269877. Acesso em: 22 maio 2023.
SANTOS, Gislene Munhoz dos; CASARIN, Helen Castro Silva; ALMEIDA, Catia Candida; LUCAS, Margarida. Uso de recursos educativos digitais por educadores das séries iniciais do ensino fundamental. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, p. 355-376, 2022. DOI 10.1590/1981-5344/40006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/dtC7S6J5TQzWpB3jqks47tj/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.
SATUR, Roberto Vilmar; AZEVEDO, Alexander Willian. Literacia informacional ou competência em informação? Prisma.Com, Porto, v. 46, 24-35, 2021. DOI 10.21747/16463153/46a2. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/11922. Acesso em: 23 maio 2023.
SAVEGNAGO, Cristiano Lanza; MARQUEZAN, Lorena Inês Peterini; ALMEIDA, Alex Serrano de. Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristóvão, v. 6, n. 1, p. 22-39, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/144. Acesso em: 23 maio 2023.
SILVA, Ketia Kellen Araújo; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, p. 1-32, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100419 Acesso em: 20 maio 2023.
SOUTO, Ingrid Nicola; LAPA, Andrea Brandão. Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: um desenho de pesquisa qualitativa. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 88-103, 2014. DOI: 10.5216/31836. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/31836. Acesso em: 5 jul. 2024.
STOPAR, Karmen; BARTOL, Tomaž. Digital competences, computer skills and information literacy in secondary education: mapping and visualization of trends and concepts. Scientometrics, [s. l.], v. 118, n. 2, p. 479-498, 2019. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=134585179&site=ehost-live. Acesso em: 23 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
