Produção científica sobre competência digital na ciência da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v28.79931

Palavras-chave:

Competência em Informação, Comunicação Digital, Produção Científica, Ciência da Informação

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar um mapeamento da produção científica sobre competência digital na Ciência da Informação, identificando a frequência, os principais autores e os quadros de referência de competência digital utilizados. Foi realizada uma consulta em três bases de dados especializadas em Ciência da Informação: Library, Information Science and Technology Abstracts (LISTA), Base do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (BENANCIB) e Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), considerando trabalhos publicados entre 2018 e 2022. Após a seleção dos artigos para análise, foram contabilizados 16 trabalhos. Com os resultados, foram gerados indicadores de produção, colaboração e impacto, identificando os autores com múltiplas publicações, os trabalhos mais citados, o número de publicações por ano, as palavras-chave mais frequentes e as metodologias empregadas em cada pesquisa. Os resultados revelam um crescimento no número de trabalhos com o tema competência digital nos últimos anos, sendo publicados em diferentes países: Brasil, Croácia, Coreia, Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, Reino Unido e Polônia. Nos trabalhos analisados, foram utilizados vários instrumentos para avaliação de competência digital, tais como o The Digital Capabilities Framework, COTASEBA, Technological, Pedagogical, and Content Knowledge (TPACK), Korean Digital Competency Quotient (KDQ), Digcomp e DigCompEdu, além de questionários próprios construídos com base em um ou mais quadros de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Jesus Pinto, Universidade Federal de Sergipe, São CristóvãoSergipe, Brasil, jessica_jpinto@academico.ufs.br

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas. Técnica em Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

Alessandra dos Santos Araújo, Universidade Federal de Sergipe, São CristóvãoSergipe, Brasil, alearaujo1@academico.ufs.br

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Especialista em Gestão de Arquivo pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Professora do Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DEMESHKANT, Nataliia; TRUSZ, Sławomir; POTYRAŁA, Katarzyna. Interrelationship between levels of digital competences and Technological, Pedagogical and Content Knowledge (TPACK): a preliminary study with Polish academic teachers. Technology, Pedagogy and Education, [s. l.], v. 31, n. 5, p. 579-595, 2022. Disponível em https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=160714611&site=ehost-live. Acesso em: 22 maio 2023.

EUROPEAN COMMISSION, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, Key competences for lifelong learning. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2019. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540. Acesso em: 25 maio 2023.

FIGUEIREDO, António Dias. Compreender e desenvolver as competências digitais. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, Lisboa, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22051/16227. Acesso em: 22 maio 2023.

GRANDE-DE-PRADO, Mario; CAÑÓN, Ruth; GARCÍA-MARTÍN, Sheila; CANTÓN, Isabel. Digital competence and gender: teachers in training. A case study. Future Internet, [s. l.], v. 12, n. 11, p. 204, 2020. DOI 10.3390/fi12110204. Disponível em: https://www.mdpi.com/1999-5903/12/11/204. Acesso em: 22 maio 2023.

GUILLÉN-GÁMEZ, Francisco D.; RAMOS, Marta. Competency profile on the use of ICT resources by Spanish music teachers: descriptive and inferential analyses with logistic regression to detect significant predictors. Technology, Pedagogy and Education, [s. l.], v. 30, n. 4, p. 511-523, 2021. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=152623806&site=ehost-live. Acesso em: 22 maio 2023.

LÓPEZ-BELMONTE, Jesús.; MORENO-GUERRERO, Antonio José; POZO-SÁNCHEZ, Santiago; LÓPEZ-NÚÑEZ, Juan Antonio. Efecto de la competencia digital docente en el uso del blended learning en formación profesional. Investigación Bibliotecológica, [s. l.], v. 34, n. 83, p. 187-205, 2020. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/ib/v34n83/2448-8321-ib-34-83-187.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

MARTZOUKOU, Konstantina; FULTON, Crystal; KOSTAGIOLAS, Petros; LAVRANOS, Charilaos A study of higher education students' self-perceived digital competences for learning and everyday life online participation. Journal of Documentation, [s. l.], v. 76, n. 6, p. 1413-1458, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JD-03-2020-0041/full/pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

MARTZOUKOU, Konstantina; KOSTAGIOLAS, Petros; LAVRANOS, Charilaos; LAUTERBACH, Thorsten; FULTON, Crystal. A study of university law students’ self-perceived digital competences. Journal of Librarianship and Information Science, [s. l.], v. 54, n. 4, p. 751-769, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/09610006211048004. Acesso em 23 maio 2023.

MÜLLER, Mirela; VARGA, Melita Aleksa. Digital competences of teachers and associates at higher educational institutions in the Republic of Croatia. Informatologia, [s. l.], v. 5, n. 1-2, p. 8-23, jun. 2019. DOI 10.32914/i.52.1-2.4. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=137830449&site=ehost-live. Acesso em: 24 maio 2023.

NOH, Younghee; HONG, Hyun-Jin. A study on the relationship between library service and digital competence. Journal of Librarianship and Information Science, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 264-283, 2022. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=156614508&site=ehost-live. Acesso em: 23 maio 2023.

OH, Sarah Soyeon; KIM, Kyoung-A; KIM, Minsu; OH, Jaeuk; CHU, Sang Hui; CHOI, JiYeon. Measurement of digital literacy among older adults: systematic review. Journal of medical Internet research, [s. l.], v. 23, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7889415/. Acesso em: 22 maio 2023.

PAULA, Rejane Sales de Lima; CASARIN, Helen Castro Silva; LUCAS, Margarida. Competência digital e informacional de docentes da educação superior: enfoque do quadro DigCompedu no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/193613. Acesso em: 25 nov. 2023.

REDECKER, Christine. European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union Joint Research, 2017. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC107466. Acesso em: 22 nov. 2024.

REIXACH, Elisenda; ANDRÉS, Erik; RIBES, Josuè; GEA-SÁNCHEZ, Montserrat; LÓPEZ, Alícia Àvila; CRUAÑAS, Bea; ABAD, Anna González; FAURA, Ricard; GUITERT, Montse; ROMEU, Teresa; HERNÁNDEZ-ENCUENTRA, Eulàlia; BRAVO-RAMIREZ, Sandra; SAIGÍ-RUBIÓ, Francesc. Measuring the Digital Skills of Catalan Health Care Professionals as a Key Step Toward a Strategic Training Plan: Digital Competence Test Validation Study. Journal of Medical Internet Research, [s. l.], v. 24, n. 11, e38347, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9752462/. Acesso em: 22 maio 2023.

ROSETTO, Marcia. Competência em informação e suas relações com a competência midiática e digital: uma nova lógica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo. v. 17, n. 2, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/216597. Acesso em: 20 nov. 2024.

SALES, Dora; CUEVAS-CERVERÓ, Aurora; GÓMEZ-HERNÁNDEZ, José-Antonio. Perspectives on the information and digital competence of Social Sciences students and faculty before and during lockdown due to Covid-19. Profesional de la Información, v. 29, n. 4, p. 1-20, 2020. DOI 10.3145/epi.2020.jul.23. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/download/82472/61023/269877. Acesso em: 22 maio 2023.

SANTOS, Gislene Munhoz dos; CASARIN, Helen Castro Silva; ALMEIDA, Catia Candida; LUCAS, Margarida. Uso de recursos educativos digitais por educadores das séries iniciais do ensino fundamental. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, p. 355-376, 2022. DOI 10.1590/1981-5344/40006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/dtC7S6J5TQzWpB3jqks47tj/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.

SATUR, Roberto Vilmar; AZEVEDO, Alexander Willian. Literacia informacional ou competência em informação? Prisma.Com, Porto, v. 46, 24-35, 2021. DOI 10.21747/16463153/46a2. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/11922. Acesso em: 23 maio 2023.

SAVEGNAGO, Cristiano Lanza; MARQUEZAN, Lorena Inês Peterini; ALMEIDA, Alex Serrano de. Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristóvão, v. 6, n. 1, p. 22-39, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/144. Acesso em: 23 maio 2023.

SILVA, Ketia Kellen Araújo; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, p. 1-32, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100419 Acesso em: 20 maio 2023.

SOUTO, Ingrid Nicola; LAPA, Andrea Brandão. Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: um desenho de pesquisa qualitativa. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 88-103, 2014. DOI: 10.5216/31836. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/31836. Acesso em: 5 jul. 2024.

STOPAR, Karmen; BARTOL, Tomaž. Digital competences, computer skills and information literacy in secondary education: mapping and visualization of trends and concepts. Scientometrics, [s. l.], v. 118, n. 2, p. 479-498, 2019. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lxh&AN=134585179&site=ehost-live. Acesso em: 23 maio 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

PINTO, Jéssica de Jesus; ARAÚJO, Alessandra dos Santos. Produção científica sobre competência digital na ciência da informação. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 28, p. 5–25, 2025. DOI: 10.5216/ci.v28.79931. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/79931. Acesso em: 13 dez. 2025.