Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: um desenho de pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/31836Palavras-chave:
Metodologia Qualitativa. Formação Crítica. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. WebQDAResumo
Este artigo trata da apresentação de um modelo qualitativo de investigação acerca da apropriação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação crítica de professores de Ciências. A pesquisa foi ancorada na perspectiva da Teoria Crítica e da Mídia-Educação, que investem em uma apropriação crítica e criativa das TDIC como ação transformadora.Para tanto,foi desenvolvido um o instrumento análise,a partir dos elementos: contexto, diálogo, reflexão e ação, que fazem parte da Teoria Freirianade educação dialógica problematizadora, que foram analisados com a ajuda do software Web Qualitative Data Analysis - WebQDA. Como resultado, a criação de um modelo de análise qualitativa de práticas pedagógicas com TDIC contribuipara a investigação da própria prática por professores que buscam promover uma formação crítica.
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