Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: um desenho de pesquisa qualitativa

Autores

  • Ingrid Nicola Souto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrea Brandão Lapa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/31836

Palavras-chave:

Metodologia Qualitativa. Formação Crítica. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. WebQDA

Resumo

Este artigo trata da apresentação de um modelo qualitativo de investigação acerca da apropriação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação crítica de professores de Ciências. A pesquisa foi ancorada na perspectiva da Teoria Crítica e da Mídia-Educação, que investem em uma apropriação crítica e criativa das TDIC como ação transformadora.Para tanto,foi desenvolvido um o instrumento análise,a partir dos elementos: contexto, diálogo, reflexão e ação, que fazem parte da Teoria Freirianade educação dialógica problematizadora, que foram analisados com a ajuda do software Web Qualitative Data Analysis - WebQDA. Como resultado, a criação de um modelo de análise qualitativa de práticas pedagógicas com TDIC contribuipara a investigação da própria prática por professores que buscam promover uma formação crítica.

 

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Biografia do Autor

Ingrid Nicola Souto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina – PPGECT/UFSC.

Andrea Brandão Lapa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSC.

Líder do grupo de pesquisa COMUNIC. Linha de pesquisa: Educação e Comunicação.

Referências

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

SOUTO, I. N.; LAPA, A. B. Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: um desenho de pesquisa qualitativa. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 2, p. 88–103, 2014. DOI: 10.5216/31836. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/31836. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos