Análise descritiva de comunicações científicas sobre pós-verdade, desinformação e infodemia em pós-graduações stricto sensu

estudo de caso do componente curricular Mídia, saúde e pós-verdade da FIOCRUZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v26.77447

Palavras-chave:

Comunicação científica, Desinformação, Infodemia, Pós-verdade, Análise Quantitativa

Resumo

O objetivo é realizar uma análise estatística descritiva das características dos referenciais bibliográficos ofertados em um componente curricular de pós-graduação stricto sensu que trate explicitamente de pelo menos um destes fenômenos: pós-verdade, desinformação e infodemia. Utilizou-se o repositório digital de comunicações científicas do componente curricular Mídia, saúde e pós-verdade, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz. Os procedimentos metodológicos adotados foram o estudo de caso, de natureza quantitativa, e aplicação de uma análise descritiva para categorização e detalhamento estatístico dos conteúdos das comunicações científicas. Os resultados apontaram que 18 comunicações científicas possuem relação com pelo menos um dos fenômenos mobilizados para esta pesquisa, aonde foram analisadas as características das comunicações científicas em 13 dimensões. Conclui-se que as comunicações científicas analisadas possuem referenciais científicos sobre os fenômenos de pós-verdade, de desinformação e de infodemia (este último com menor intensidade), com potencial de subsidiar as discussões sobre os fenômenos analisados.

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Biografia do Autor

Larissa Lima da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, larissasilva@ufpa.br

Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista PIBIC/CNPq do Museu Paraense Emílio Goeldi, contribuindo para o Projeto de construção do Acervo Digital de Línguas Indígenas. É membro do Grupo de pesquisa AmazonDataTech (ADT-UFPA). Atua como Bibliotecária e integra a comissão editorial no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da UFPA. Seu foco de atuação na área da Ciência da Informação abrange a representação da informação, divulgação científica e sustentabilidade em Serviços de Redes Sociais Online.

Nádia Araújo da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, nadia.araujo@icsa.ufpa.br

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará, Graduação e Licenciatura em Enfermagem, Pós-Graduação em CCIH, Centro Cirúrgico e Docência do ensino da Enfermagem, Professora do Curso Técnico de Enfermagem pela SEDUC/SECTET. Membro do Grupo de Pesquisa Amazon Datatech.

Fernando de Assis Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, deassis@ufpa.br

Diretor da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (mandatos 2020-2022 e 2023-2024). Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, lotado na Faculdade de Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará. Estagiário de Pós-doutoramento em Geofísica na Universidade Federal do Pará. Estágio de Pós-doutoramento, Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Especialista em Sistemas para Internet pela UNIVEM. Bacharel em Sistemas de Informação pela UNISAGRADO. Líder dos Grupos de Pesquisa AmazonDataTech (UFPA) e GPTAD - Tecnologias de Acesso a Dados (UNESP). Membro do grupo de pesquisa GPNTI - Novas Tecnologias em Informação (UNESP). Editor do periódico RECoDAF - Revista Eletrônica Competências Digitas para a Agricultura Familiar. Atua nas áreas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Coleta de Dados e Tecnologias de Informação e Comunicação, focado principalmente em Serviços de Redes Sociais Online e Privacidade.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

SILVA, L. L. da; SILVA, N. A. da; RODRIGUES, F. de A. Análise descritiva de comunicações científicas sobre pós-verdade, desinformação e infodemia em pós-graduações stricto sensu: estudo de caso do componente curricular Mídia, saúde e pós-verdade da FIOCRUZ. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 404–431, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.77447. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/77447. Acesso em: 25 jul. 2024.