A publicidade sob a perspectiva de ideias peirceanas

uma análise da peça publicitária “Invista pelo celular" (2016)

Autores

  • Bruno Antonio da Silva Martins Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP, Brasil, bruno.martins@prof.uniso.br
  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP, Brasil, maria.ogecia@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5123-0610

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v26.76751

Palavras-chave:

Publicidade., Semiótica peirceana., Comunidade publicitária.

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar o potencial da semiótica peirceana para subsidiar e analisar produções da publicidade. Para tanto, apresentamos definições e classificações de signos que constam na gramática especulativa, parte da semiótica ou lógica peirceana, e explicitamos estratégias de análise dela advindas, bem como em um estudo de caso, analisamos a peça publicitária “Invista pelo celular” (2016), realizada pela Agência África, para o Banco Itaú Unibanco. Aplicamos a proposta de análise fílmica de Aumont e Marie, adaptada para peças publicitárias audiovisuais e as estratégias geradas a partir da gramática especulativa, conforme Santaella, na análise da peça publicitária mencionada. A importância deste artigo está no fato de agregar conhecimento à comunidade da publicidade, bem como por trazer à tona conhecimentos nela em movimento.

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP, Brasil, maria.ogecia@gmail.com

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutora pela ECA/USP. Docente e cooordenadora do PPG em Comunicação e Cultura - Mestrado, da Uniso.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

MARTINS, B. A. da S.; DRIGO, M. O. A publicidade sob a perspectiva de ideias peirceanas: uma análise da peça publicitária “Invista pelo celular" (2016). Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 316–335, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.76751. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/76751. Acesso em: 23 jul. 2024.