A publicidade sob a perspectiva de ideias peirceanas
uma análise da peça publicitária “Invista pelo celular" (2016)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v26.76751Palavras-chave:
Publicidade., Semiótica peirceana., Comunidade publicitária.Resumo
O objetivo deste artigo é evidenciar o potencial da semiótica peirceana para subsidiar e analisar produções da publicidade. Para tanto, apresentamos definições e classificações de signos que constam na gramática especulativa, parte da semiótica ou lógica peirceana, e explicitamos estratégias de análise dela advindas, bem como em um estudo de caso, analisamos a peça publicitária “Invista pelo celular” (2016), realizada pela Agência África, para o Banco Itaú Unibanco. Aplicamos a proposta de análise fílmica de Aumont e Marie, adaptada para peças publicitárias audiovisuais e as estratégias geradas a partir da gramática especulativa, conforme Santaella, na análise da peça publicitária mencionada. A importância deste artigo está no fato de agregar conhecimento à comunidade da publicidade, bem como por trazer à tona conhecimentos nela em movimento.
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