A publicidade sob a perspectiva de ideias peirceanas

uma análise da peça publicitária “Invista pelo celular" (2016)

Autores

  • Bruno Antonio da Silva Martins Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP, Brasil, bruno.martins@prof.uniso.br
  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP, Brasil, maria.ogecia@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5123-0610

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v26.76751

Palavras-chave:

Publicidade., Semiótica peirceana., Comunidade publicitária.

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar o potencial da semiótica peirceana para subsidiar e analisar produções da publicidade. Para tanto, apresentamos definições e classificações de signos que constam na gramática especulativa, parte da semiótica ou lógica peirceana, e explicitamos estratégias de análise dela advindas, bem como em um estudo de caso, analisamos a peça publicitária “Invista pelo celular” (2016), realizada pela Agência África, para o Banco Itaú Unibanco. Aplicamos a proposta de análise fílmica de Aumont e Marie, adaptada para peças publicitárias audiovisuais e as estratégias geradas a partir da gramática especulativa, conforme Santaella, na análise da peça publicitária mencionada. A importância deste artigo está no fato de agregar conhecimento à comunidade da publicidade, bem como por trazer à tona conhecimentos nela em movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP, Brasil, maria.ogecia@gmail.com

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutora pela ECA/USP. Docente e cooordenadora do PPG em Comunicação e Cultura - Mestrado, da Uniso.

Referências

APEL, Karl-Otto. El caminho del pensamento de Charles S. Peirce. Madrid: Visor Dos S.A., 1997.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. 3 ed. Lisboa: Armand Colin, 2013.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alan. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 22 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2008.

DEBERT, Guita Grin; BRIGEIRO, Mauro. Fronteiras de gênero e a sexualidade na velhice. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo. v. 27, n.80, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/4ZCPxm3dySBsmm79BJFmmfR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 jan. 2022.

DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana. C. P. de. Aulas de semiótica peirceana. Curitiba: Appris, 2021.

FRASER, Tom. O essencial da cor no design. São Paulo: Senac. 2012.

ITTEN, Johannes. L’arte del colore. Milano: Il Saggiatore, 1996.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia de Letras, 2011.

PEIRCE, Charles Sanders. Principles of philosophy. In: HARTSHORNE, Charles; Weiss, Paul. Collected Papers of Charles S. Peirce. Cambridge: Harvard University Press, v.1, 1931.

PEIRCE, Charles Sanders. Elements of logic. In: HARTSHORNE, Charles; Weiss, Paul. Collected Papers of Charles S. Peirce. Cambridge: Harvard University Press, v.2,1932.

PEIRCE, Charles Sanders. Pragmatism and pragmaticism. In: HARTSHORNE, Charles; Weiss, Paul. Collected Papers of Charles S. Peirce. Cambridge: Harvard University Press, v. 5, 1934.

PEIRCE, Charles Sanders. Science and philosophy. In: BURKS, Arthur W. Collected Papers of Charles S. Peirce. Cambridge: Harvard University Press, v.7, 1958.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica? São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

SANTAELLA, Lúcia. Estética de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento, 1994

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual,

verbal: aplicações na hipermídia. 3 ed. São Paulo: Iluminuras e FAPESP, 2005.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. 2 ed. São Paulo: Cengage, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-13

Como Citar

MARTINS, B. A. da S.; DRIGO, M. O. A publicidade sob a perspectiva de ideias peirceanas: uma análise da peça publicitária “Invista pelo celular" (2016). Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 316–335, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.76751. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/76751. Acesso em: 4 dez. 2024.