Publicidade, criatividade & cognição x inteligências artificiais
uma reflexão à luz das múltiplas inteligências
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v26.76284Palavras-chave:
Tecnologia, Publicidade, Inteligência, Criatividade, CogniçãoResumo
Este é um estudo de Comunicação Social em temática de criação publicitária frente a popularização de Inteligências Artificiais (IA) Generativas como o Chat GPT e a Dall-E, capazes de gerar produtos conforme solicitações do usuário, que dualizam o cenário criativo em possibilidades e desafios. Objetiva-se construir uma reflexão sobre a importância do papel humano criativo na Publicidade e Propaganda frente às tecnologias dessa natureza. Trata-se de um estudo qualitativo em viés descritivo-exploratório que se desenvolve à luz da teoria das Múltiplas Inteligências, de Howard Gardner (1993), para fundamentar o que é inteligência, tal como debate o que são as próprias tecnologias IA, a Publicidade e Propaganda, a criatividade e a cognição – assim estabelecendo respectivas relações entre esses campos. Como resultados, tomamos perspectiva positivista frente à tecnologia, mas sob a reflexão de que o emprego da IA no campo criativo da Publicidade e Propaganda deve ser concebido como o emprego de qualquer outro tecnologia em nossa vida: sob criticidade, responsabilidade, reflexão e respeito ético; reflete-se como a Inteligência Artificial deve se somar como agente otimizador de tempo e recurso, e nunca como algo vicioso à substituir o papel humano e seus processos cognitivos.
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