A publicidade na perspectiva de usuários universitários de mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.74324Palavras-chave:
Publicidade., Midias sociais., Usuários universitários.Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa em desenvolvimento com foco nas relações que usuários brasileiros das redes sociais estabelecem com produtos da publicidade disponibilizados no Twitter, Instagram e YouTube. Para tanto, apresentam-se reflexões sobre a publicidade; aspectos do perfil dos usuários e análises dos dados, via estatística descrita, que sinalizam para os modos de agir dos mesmos usuários. Entre os resultados, destacamos a permanência da crença no poder da publicidade de instigar o consumo de produtos e marcas, ou serviços, e que a mesma é consumida como um produto cultural pelo seu aspecto lúdico e por ser interessante. A relevância da pesquisa está na possibilidade de fornecer subsídios para a elaboração de diretrizes norteadoras de práticas educacionais que promovam o desenvolvimento de competências midiáticas.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BOLTANSKI, L.; THÉVENOT, L. De la justification: les économies de la grandeur. Paris: Gallimard, 2014.
BRUNO, F. Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas. Fronteira, São Leopoldo/RS, v.8, p. 152-159, 2006.
BRUNO, F. et al. O oráculo de Mountain View: o Google e sua cartografia do ciberespaço. E-compós, v. 6, p. 1-21, 2006.
BACCEGA, M. A. Inter-relações comunicação ne consumo na trama cultural: o papel do sujeito ativo. In: CARASCOZA, João Anzanello; ROCHA, Rosamaria de Melo. (Orgs.). Consumo midiático e culturas da convergência. São Paulo: Miró Editorial, 2011. p. 26-44.
DRIGO, M. O; MARTINS, B.; PEREZ, C. Publicidade e periodização da vida: (re)significações da velhice. Curitiba: Appris, 2019.
FERRARI, F. Introdução a Algoritmo e Programação. UFP, Bagé, 2008.
JORDÃO, G. Consumo de práticas culturais: perspectiva epistemológica. In CARRASCOZA, João Anzanello. Laboratório do sensível: comunicação, consumo e arte. Porto Alegre: Sulina, 2016.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 2005.
MAFFESOLI, M. Saturação. São Paulo: Iluminuras, 2010.
MATELLART, A. La Publicidad. Barcelona. Buenos Aires. Ediciones Paidós Ibérica, S.A., 2000.
O'NEIL, C. Weapons of math destruction: how big data increases inequality and threatens democracy. New York: Broadway Books, 2016.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
