A comunicação interna na perspectiva dos servidores públicos:
um estudo de caso de uma universidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23i.54893Palavras-chave:
Comunicação interna. Comunicação organizacional. Comunicação pública.Resumo
Analisa os processos de comunicação interna da Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escolhida por ser a instituição de ensino superior mais antiga e com o maior número de estudantes, professores e pesquisadores do estado. Utilizou-se como métodos de pesquisa a revisão bibliográfico-documental e a aplicação de questionário com os servidores. O estudo se apresenta como um diagnóstico dos processos comunicacionais no ambiente de trabalho e contribui nos estudos da comunicação interna pública, ainda escassos. A pesquisa identificou como os trabalhadores enxergam a comunicação, os fluxos, as lacunas e as consequências na organização.
Downloads
Referências
BAMBACAS, Mar; PATRICKSON, Margaret. Interpersonal communication skills that enhanceorganizational commitment. Journal of Communication Management, v. 2, n. 2, p. 51-72, 2008.
BAPTISTA, Renato Dias. A comunicação empresarial e a gestão da mudança. [S. l : s.n], [201-?]. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/baptista-renato-comunicacao-gestao.html. Acesso em: 9 ago. 2017.
BRANDOLINI, Alejandra; FRÍGOLI, Martín González; HOPKINS, Natalia. Comunicación interna: claves para una gestión exitosa. Buenos Aires: La Crujía, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GRAY, Judy; LAIDLAW, Heather. Improving the Measurement of Communication Satisfaction. Management Communication Quarterly, v. 17, n. 3, p. 425-448, fev. 2004.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
MARCHIORI, Marlene. Comunicação interna: um fator estratégico no sucesso dos negócios. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MISHRA, Karen; BOYNTON, Lois; MISHRA, Aneil. Driving Employee Engagement. International Journal Of Business Communication, v. 51, n. 2, p. 183-202, 23 mar. 2014.
FILIPE NETO, Cátia; CRUZ, Sofia Alexandra. Comunicação interna e comprometimento organizacional: o caso da autoridade para as condições do trabalho. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. XXXIV, p. 47-72, 2017.
PALOTTI, Pedro; FREIRE, Alessandro (org.). Perfil, composição e remuneração dos servidores públicos federais: trajetória recente e tendências observadas. ENAP – servidores públicos federais: novos olhares e perspectivas, Cadernos ENAP, v. 42, p. 23-25, 2015. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2563/1/Livro%20caderno42.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.
PEREIRA, Marília; FONTENELE, Raimundo; SOUSA, Antonia. O impacto da comunicação interna no comprometimento afetivo dos funcionários das Pmes Indústrias de Calçados. In: SEGeT – SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. Anais [...]. Resende: AEDB, 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/53114629.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
STACKS, Don; MICHAELSON, David. A professional and practitioner's guide to public relations research, measurement, and evaluation. New York: Business Experts Press, 2010.
TESSI, Manuel. Comunicación interna en la práctica. Buenos Aires: Granica, 2016.
UFRN. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019. Natal: UFRN, 2014.
WIENER, Y. Commitment in organizations: a normative view. Academy of Management Review, v. 3, n. 7, p. 418-428, 1982.
WELCH, Mary. The evolution of the employee engagement concept: communication implications. Corporate communications: an international journal, v. 16, n. 4, p. 328-346, 11 out. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.