Cidadania eTICs: uma relação anacrônica?

Autores

  • Marcos Marinho M. Queiroz Universidade Federal de Goiás
  • Magno Medeiros Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/38756

Palavras-chave:

Cidadania. TICs. Internet.

Resumo

Este artigo tem como proposta inicial realizar um levantamento conceitual sobre cidadania, bem como uma análise da evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e suas potenciais utilizações no tocante a otimizar o processo de apropriação desta cidadania por parte dos indivíduos viventes na polis. Por meio de uma pesquisa guiada pelo método de revisão bibliográfica aliou-se conceitos clássicos e modernos sobre a temática em questão, plotando-os na realidade hodierna em que a tecnologia atua fortemente nos processos de significação e ressignificação do status do cidadão e da própria cidadania, tema desta pesquisa. De posse dos conceitos e da análise contextual da relação TIC’s – Cidadania alcançou-se, neste estudo, uma perspectiva de desnivelamento entre ambos, onde o anacronismo se faz presente e exige medidas que sejam capazes de corrigir tal assincronicidade. Por fim o presente texto reforça a necessidade de se repensar o processo educacional vigente nesta sociedade, a fim de que os indivíduos sejam preparados para dominar as tecnologias em busca de alcançar a condição de cidadão.

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Biografia do Autor

Marcos Marinho M. Queiroz, Universidade Federal de Goiás

Mestrando do PPGCOM-UFG. Professor na graduação em Publicidade e Propaganda nas instituições FIC-UFG e PUC-GO. Bolsista FAPEG

Magno Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professor associado da Universidade Federal de Goiás e atual diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG).

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

QUEIROZ, M. M. M.; MEDEIROS, M. Cidadania eTICs: uma relação anacrônica?. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 18, n. 2, p. 163–179, 2015. DOI: 10.5216/38756. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/38756. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ