Representações Sociais, Comunicação e Identidade: O Indígena na Mídia Impressa

Autores

  • Claudomilson Fernandes Braga Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i2.27221

Palavras-chave:

Comunicação. representações sociais. conflito. identidade.

Resumo

Este estudo objetiva identificar e analisar como os sujeitos não indígenas vêem os indígenas no contexto das relações intergrupais e, particularmente, no contexto do processo de demarcação e desocupação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol. A pesquisa de caráter quantitativo descritivo foi realizada em um jornal de circulação nacional e os resultados indicam que as representações dos indígenas que circular (ou não), nos veículos de mídia, transcende o espaço midiático fazendo eco no espaço social, ou seja, são as vozes dos atores sociais não indígenas que ecoam nos espaços midiatizados, que, quando amplificados e legitimados pela mídia, se tornam naturalizados, e, mesmo em se tratando de situações potencialmente comunicativas, são validados como contratos de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudomilson Fernandes Braga, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb)

Doutor em Psicologia pela PUC Goiás

Professor Adjunto da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG

Downloads

Publicado

20-02-2014

Como Citar

BRAGA, C. F. Representações Sociais, Comunicação e Identidade: O Indígena na Mídia Impressa. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 107–122, 2014. DOI: 10.5216/c&i.v16i2.27221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/27221. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos