Central do Brasil e o Melodrama

Autores

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás (UFG).

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v3i2.22870

Palavras-chave:

Cinema novo. Brasil. Nordeste.

Resumo

 

O Cinema Novo, liderado por Glauber Rocha, edificou um estilo de cinema denominado "estética da fome". Sintonizado com a problemática nacional, elegeu um olhar crítico e polêmico, desprezou o melodrama e instituiu a criatividade em meio a carência. Central do Brasil retoma temáticas do Cinema Novo, junta-se ao melodrama e dialoga com o Cinema Novo. O resultado é a eclosão de uma nova linguagem e uma nova visão para velhos temas.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandro Nogueira, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Professor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2013-02-28

Como Citar

NOGUEIRA, L. Central do Brasil e o Melodrama. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 3, n. 2, p. 155–159, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v3i2.22870. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22870. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos