Comunicação publicitária e negociação de identidade: a audiência publicitária de donas de casa

Autores

  • Mariana Ramos Ríos Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i2.22449

Palavras-chave:

Publicidade. Identidade. Recepção. Advertising Communications. Identity. Symbolic Appropriation.

Resumo

Este artigo apresente uma breve revisão de um trabalho empírico que busca compreender o papel da publicidade na controamção da identidade individual das mulheres donas de casa na Cidade do México. O foco recai sobre as interações que estabelecem com a publicidade televisiva como fonte de significados e referentes identitários. No México, como em outros lugares do mundo, o mercado e a publicidade concebem as mulheres donas de casa como uma audiência relevante e um público-alvo chave no contexto familiar. Importantes tomadoras de decisões, é pensando nelas que se constroem uma infinidade de mensagens publicitárias. O interesse específico na subjetividade e identidade individual de donas de casa surge precisamente por causa do desencanto de ve-las reduzidas a um segmento de mercado. Resta dizer que são muito mais do que isso.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ramos Ríos, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Maestra en Comunicación por la Universidad Nacional Autónoma de México. Es especialista en investigación cualitativa aplicada y se interesa fundamentalmente en la línea de Recepción e Identidad.

Downloads

Publicado

07-02-2013

Como Citar

RÍOS, M. R. Comunicação publicitária e negociação de identidade: a audiência publicitária de donas de casa. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 2, p. 120–138, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v14i2.22449. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22449. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos