Declaração em apoio a Ciência Aberta
Declaração em apoio a Ciência Aberta com IDEIA (Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
A Ciência Animal Brasileira/Brazilian Animal Science (CAB) é um periódico científico de acesso aberto, onde todo o conteúdo é disponível gratuitamente, sendo permitido ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As políticas editoriais da CAB estão em constante aprimoramento, de modo que estaremos periodicamente revisando e repensando nossas diretrizes e recomendações.
Nesse sentido, em consonância com a política de uma ciência aberta e como uma maneira de acelerar a disseminação da pesquisa, encorajamos fortemente os autores a compartilharem seu artigo em um servidor de pré-print e a depositarem seus dados em um repositório de dados apropriado. Em relação a avaliação por pares aberta, estamos viabilizando a divulgação dos nomes dos editores responsáveis pelos artigos aprovados no PDF publicado assim como, a adoção de políticas junto aos avaliadores a fim de oportunizar que autorizem espontaneamente a divulgação do seu nome após a publicação do artigo que avaliou e a divulgação de seus pareceres de maneira aberta.
A CAB está empenhada em contribuir com a adoção de medidas para alcançar Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade na pesquisa científica. Para isso, tem trabalhado no sentido de incorporar os princípios propostos pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), SciElo e pelas diretrizes Sex and Gender Equity in Research (SAGER).
As diretrizes SAGER são um conjunto de recomendações dedicadas a orientar autores na preparação de artigos para promover integração das dimensões sobre sexo e gênero em seus estudos, na análise de dados, nos resultados e na interpretação dos resultados de pesquisas cientificas, conforme pode ser conferido no Sex and Gender Equity in Research (SAGER) Guidelines Checklist.
A ABEC criou o Espaço DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade) cujo objetivo principal é discutir e divulgar ações alinhadas com o DEIA, buscando orientar os editores a adotar os princípios na política editorial de seus periódicos.
O SciELO também incorporou esses princípios lançando o Ciência Aberta com IDEIA (Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade) sendo parte dos seus critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil.
A CAB é comprometida com a promoção da equidade, prezando por compor sua equipe editorial, conselho editorial e rol de pareceristas, buscando igualdade de gênero, racial e regional. Solicitamos que os autores utilizem de linguagem inclusiva e diversidade no referencial bibliográfico considerando as possibilidades dentro do escopo da pesquisa, recomenda-se a adoção de postura proativa para diversificação do referencial bibliográfico em termos de gênero, raça, etnia e origem (em relação a países e regiões do Brasil, se for o caso) de autoras e autores citados. Além disso, a CAB está em constante busca para melhorar a acessibilidade ao conteúdo publicado, sendo por meio de melhorias na elaboração do PDF seja em relação as informações do site. O novo layout, adotado a partir de 2024, apresenta uma configuração mais adequada para leitura em dispositivos digitais. A fonte utilizada, Open Sans, permite uma melhor legibilidade e sua diagramação em uma coluna apenas mantém um fluxo de leitura fluido e livre de interrupções, visando incluir os leitores de baixa visão.