Política Editorial
Objetivo e Escopo
A Ciência Animal Brasileira/ Brazilian Animal Science (CAB), e-ISSN 1809-6891, é uma revista interdisciplinar de publicação contínua e acesso aberto, que tem por missão a publicação de artigos científicos, na modalidade bilíngue (Inglês/Português), nas áreas de medicina veterinária, zootecnia e afins. Publicamos artigos científicos completos, inéditos e originais, revisões bibliográficas, comunicações breves, notas técnicas e, excepcionalmente, relato de caso.
O público-alvo a que se destina a CAB são pesquisadores e profissionais da área de ciências agrárias, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e de alimentos, pós-graduandos, produtores rurais e demais pesquisadores e profissionais interessados nos temas abordados.
Os tópicos de interesse para publicação incluem, mas não estão limitados a:
Medicina Veterinária: Clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais; Patologia clínica animal; Anatomia patológica animal; Morfologia animal; Medicina e produção de animais silvestres; Doenças Infecciosas de animais; Toxicologia; Microbiologia; Virologia; Imunologia; Parasitologia; Inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; Ciências biológicas; Biotecnologia; Epidemiologia e saúde pública.
Zootecnia: Forragicultura e pastagens; Nutrição de ruminantes e não-ruminantes; Reprodução; Avicultura; Suinocultura; Apicultura; Caprinocultura e Ovinocultura; Equideocultura; Bovinocultura de corte; Bovinocultura de leite; Aquicultura/Recursos pesqueiros; Melhoramento genético; Comportamento e Bem-estar animal; Produção agrícola; Tecnologias de gestão agropecuária/Agronegócio; Sociologia rural; Instalações zootécnicas; Planejamento e análise experimental.
A revista CAB tem como um dos seus pilares apoiar o desenvolvimento da pesquisa por meio da disseminação da informação e do conhecimento, visando a divulgação para a comunidade científica e não-científica. Por isso, encorajamos os nossos autores a utilizarem uma linguagem clara, concisa e objetiva para redação de seus artigos.
Política de acesso aberto
A revista CAB não cobra qualquer tipo de taxa para a submissão, avaliação e/ou publicação dos artigos.
A revista CAB acompanha as políticas internacionais de democratização da ciência que promovem o acesso aberto ao conteúdo científico. Todos os artigos publicados são disponibilizados gratuitamente, sendo possível cópia e disseminação, desde que seja dada a acreditação/citação apropriada da publicação original. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution (CC-by). Mais detalhes sobre política de acesso aberto acesse aqui.
Periodicidade
A Ciência Animal Brasileira/ Brazilian Animal Science (CAB), e-ISSN 1809-6891, adota a modalidade de publicação contínua, sendo nossa editora a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Idioma
A revista CAB publica artigos na modalidade bilíngue (Inglês e Português). Os autores podem escolher em qual língua (Inglês ou Português) que o artigo será escrito e submetido. Em caso de aceite para publicação, é necessário que seja encaminhado a outra versão linguística do texto, sendo que para o texto redigido na língua na inglesa, é obrigatório apresentação de certificado de tradução/revisão (após aceite). Para artigos de autores estrangeiros, a apresentação do certificado de revisão de língua inglesa poderá ser dispensada a critério da equipe editorial e a apresentação da versão em língua portuguesa é facultativa.
Processo de avaliação por pares (Duplo-Cego)
A CAB opera utilizando o sistema de revisão por pares duplo-cego, onde os revisores desconhecem os nomes ou afiliações dos autores e as avaliações dos revisores são encaminhadas aos autores sem a identificação dos mesmos. O sistema de avaliação por pares é utilizado para avaliar a qualidade de um manuscrito antes de sua publicação. Os revisores auxiliam os editores no parecer de um artigo. A decisão final é emitida pelo Editor-chefe. Os autores podem sugerir nomes ao Editor-chefe para figurarem como revisores ou ainda nomes que não devem ser considerados para realizar a revisão (opposed reviewers).
Fluxo do processo de avaliação
Os artigos submetidos a CAB são avaliados, inicialmente, por um ou mais membros do conselho editorial, quanto ao conteúdo e a relevância.
Esse processo inicial pode resultar nas seguintes ações:
- Se o artigo for considerado "potencialmente interessante para publicação". Ação: A) É verificado a conformidade com a ética em publicação, por exemplo, detecção de plágio, duplicação e manipulação. Sendo constatada a presença de algum desses itens, artigo será rejeitado. Se for verificada conformidade, segue para análise por um editor associado. B) O editor associado realizará uma análise e designará revisores externos (pelo menos dois) e será responsável, junto ao editor-chefe, por acompanhar os comentários e sugestões dos revisores aos autores e, se necessário, auxilia o editor-chefe no parecer final.
Decisão final: se a recomendação, de pelo menos dois avaliadores, for para "rejeitar", o conselho editorial referendará a decisão e comunicará aos autores. No caso de “aceite para publicação", o conselho editorial confirma a decisão e os autores e revisores serão comunicados dessa decisão.
Após aceito, o artigo segue para o processo de edição de texto, onde é realizada a revisão gramatical, formatação de texto, figuras, referências, etc.
- Se o artigo não estiver de acordo com as normas da revista. Ação: será rejeitado imediatamente.
- Se o artigo não estiver dentro do escopo da revista. Ação: será rejeitado imediatamente.
- Se o artigo não apresentar novidade ou relevância. Ação: será rejeitado imediatamente.
A qualquer momento e a seu exclusivo critério, o conselho editorial poderá interromper o procedimento se detectar algum sinal que fira a conduta ética, seguindo o preconizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE).
O tempo para avaliação das submissões será no máximo de até 6 (seis) meses. Esse intervalo vai variar a depender da disponibilidade e agilidade dos pareceristas.
Política de ética em publicação
A revista Ciência Animal Brasileira/Brazilian Animal Science segue os princípios e padrões no cumprimento dos critérios éticos em todas as etapas do processo de publicação, o que envolve o autor, os editores e os avaliadores. Para tanto, seguimos o que é preconizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE). As informações detalhadas sobre esse item podem ser lidas aqui.
Política de ética em experimentação animal
A revista CAB está comprometida com os padrões éticos de cuidado e uso de animais. O trabalho descrito no artigo submetido deve ter sido realizado de acordo com os princípios éticos em experimentação animal vigentes e devem estar em consonância com as leis, regulamentos e políticas aplicáveis. O autor deve apresentar documentação de aprovação em comitê de ética de pesquisa em animais no ato da submissão. O número do certificado de aprovação do projeto deve ser mencionado no corpo do artigo e, preferencialmente, na seção Material e Métodos.
Política de uso de Inteligência Artificial (IA)
Nossa política em relação ao uso de IA generativa e às tecnologias assistidas por IA, visa fornecer maior transparência e orientação para os editores, avaliadores e autores.
Para autores: O uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA são estritamente proibidas para escrita de artigo, geração de resultados, criar ou alterar imagens ou elementos gráficos. Só podem ser utilizadas para melhorar a linguagem e legibilidade do artigo. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humano e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado. É importante mencionar que, se utilizadas, os autores deverão divulgar uso de IA e tecnologias assistidas por IA e uma declaração aparecerá no trabalho publicado. As ferramentas de IA não podem ser listadas como autores de um artigo. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo do seu manuscrito, mesmo pelas partes melhoradas por uma ferramenta de IA, e são, portanto, responsáveis por qualquer violação da ética de publicação.
Para editores e avaliadores: Os editores e avaliadores não devem carregar um manuscrito submetido ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa, pois isso pode violar a confidencialidade e os direitos de propriedade dos autores e, quando o artigo contém informações de identificação pessoal, pode violar os direitos de privacidade de dados. Também não devem ser usadas para auxiliar na avaliação ou no processo de tomada de decisão de um manuscrito, pois o pensamento crítico e a avaliação original necessários para este trabalho estão fora do escopo desta tecnologia e há um risco que a tecnologia gerará conclusões incorretas, incompletas ou tendenciosas sobre o manuscrito. O editor é responsável pelo processo editorial, pela decisão final e pela comunicação da mesma aos autores.
Política de Preservação Digital
A revista CAB é hospedada no portal de periódicos da Universidade Federal de Goiás (UFG), que garante a preservação de seu conteúdo digital pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), da Stanford University. Além disso, os arquivos integrais são preservados por depósito em alguns indexadores e os metadados são preservados no Crossref mediante DOI.
Pré-prints
A submissão de um artigo a CAB implica que ele não foi publicado anteriormente ou que não está sendo considerado para publicação em uma outra revista científica. Os artigos enviados a um servidor de pré-print reconhecido, tais como, BioRxiv e SciElo pré-prints, não são considerados como publicação prévia. Nesse sentido, em consonância com a política de uma ciência aberta e como uma maneira de acelerar a disseminação da pesquisa, encorajamos fortemente os autores a compartilharem seu artigo em um servidor de pré-print. Todos os autores devem fornecer o DOI dos pré-prints publicados anteriormente no repositório de sua escolha.
Disponibilidade de dados
Os dados que geraram o manuscrito devem estar abertos e disponíveis ao público sempre que solicitado. Encorajamos nossos autores a depositarem seus dados em um repositório de dados apropriado. As informações sobre sequências de genes relatadas no manuscrito devem ter seu número de acesso ao banco público mencionado no manuscrito (por exemplo, GeneBank).
Declaração de anuência para submissão
A submissão de um artigo implica no fato de que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente nem está sob avaliação para publicação em outro meio, que sua submissão foi aceita por todos os autores envolvidos e pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi desenvolvido tácita e explicitamente. O aceite implica que o trabalho não deve ser publicado em outro periódico sem o consentimento escrito de quem detém os direitos autorais. A declaração de anuência da submissão deverá ser anexada no ato da submissão e sua apresentação é um item obrigatório para tramitação do artigo. Deverá conter os nomes de todos os autores, afiliação e uma descrição individual da contribuição de cada autor na elaboração da pesquisa. Para adicionar a contribuição de cada autor, a CAB segue taxonomia indicada pelo CRedit (Taxonomia de Funções de Contribuidor) que inclui 14 categorias que normalmente são desempenhadas para a produção científica acadêmica (https://credit.niso.org).
Conflito de interesses
Os autores, avaliadores e editores devem informar caso haja algum conflito de interesse real ou potencial incluindo relações pessoais, comerciais, políticas, acadêmicas ou financeiras com outras pessoas, empresas ou instituições que possam influenciar ou ter influenciado a objetividade do trabalho sendo isso considerado uma fonte potencial de conflito de interesses. É importante informar que a existência de um conflito de interesses não necessariamente exclui a publicação, apenas no caso de esta interferir na qualidade do processo editorial. A descoberta da falha em divulgar adequadamente um conflito de interesse na submissão ou durante o processo de revisão pode resultar na rejeição do artigo ou de outras sanções aos autores, avaliadores ou editores.
Mudança de autoria
Essa política trata da adição, retirada ou reorganização dos nomes dos autores na autoria dos manuscritos aceitos, que deve ser feita impreterivelmente antes da publicação do artigo. Pedidos de mudança de autoria devem ser enviados para a administração da revista e devem incluir (1) o motivo da mudança e (2) uma declaração de anuência da adição, retirada ou reorganização assinada por todos os autores. No caso da adição ou retirada de um nome, também deve ser incluído a confirmação feita pelo próprio autor a ser adicionado ou retirado. Os pedidos de modificação serão encaminhados para a Equipe Editorial e a publicação do artigo ficará suspensa até que a mudança seja aprovada.
Declaração de direitos autorais e licenciamento
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Papel da agência de subsídios financeiros
Os autores devem informar quem foi responsável pelo apoio financeiro para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo, além de descrever brevemente qual foi o papel dos patrocinadores, caso isso tenha ocorrido, no delineamento do estudo, na coleta e análise dos dados, na redação do artigo e na decisão de submetê-lo à publicação.