Proteínas de fase aguda em coelhos submetidos à colecistectomia laparoscópica – LigaSure versus eletrocirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-79416EResumo
Estudos demonstram que o dispositivo selante de vasos DSV-LigaSure promove menor dano tecidual que o eletrocirúrgico bipolar e o aumento e diminuição das concentrações de proteínas e imunoglobulinas após a colecistectomia laparoscópica é esperado e transitório. Objetivou-se comparar os valores séricos das proteínas de fase aguda e imunoglobulinas de coelhos submetidos à dissecção da vesícula biliar utilizando eletrocirúrgico bipolar (pinça Maryland) e DSV-LigaSure para determinar qual dos dissectores apresentou menor alteração inflamatória. Vinte coelhos foram distribuídos em dois grupos com dez animais cada, sendo o Grupo 1 submetido à técnica de colecistectomia laparoscópica utilizando o eletrocirúrgico bipolar para dissecção e DSV-LigaSure para selar o ducto cístico e o Grupo 2, submetido à dissecção da vesícula biliar e selagem do ducto cístico utilizando o DSV- igaSure. As proteínas de fase aguda e imunoglobulinas foram avaliadas nos dias três, sete e 15 do período pós-
-operatório. As concentrações séricas de fibrinogênio, transferrina, IgG, α1- glicoproteína ácida, PM 23000 Da e proteína C reativa não apresentaram diferenças significativas entre os grupos, apenas diferenças significativas entre os dias de avaliação no mesmo grupo. IgA, ceruloplasmina e haptoglobina não apresentaram diferenças estatísticas entre grupos e nem entre dias de avaliação. Apenas albumina apresentou diferença entre grupos, onde o Grupo 1 demonstrou menor concentração da proteína após 15 dias. Ambos dissectores apresentaram alterações nas proteínas de fase aguda, demonstrando que não houve superioridade na técnica utilizando o DSV-LigaSure.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).