Potencial terapêutico de formulações otológicas compostas por Triticum aestivum, Bixa orellana, Tris-EDTA e N-acetilcisteína no tratamento de otite externa canina
Resumo
Objetivou-se avaliar a eficiência de três soluções otológicas a base de extratos vegetais e adjuvantes no tratamento da otite externa canina. Foram desenvolvidas três diferentes soluções oto lógicas 1003 composta por extratos etanólicos de Triticum aestivum, Bixa orellana e Tris-EDTA,1004 composta por extratos etanólicos de Triticum aestivum, Bixa orellana e n-acetilcisteína, 1005 composta por Triticum aestivum, Bixa orellana, n-acetilcisteína e Tris-EDTA, como grupo controle foi utilizado pro duto comercial. Para o estudo foram selecionados 64 cães diagnosticados com otite externa, os quais foram divididos aleatoriamente em quatro grupos e todos os animais foram tratados durante sete dias. Durante o exame otológico realizado nos dias D0, D3 e D7, foram considerados os sinais clínicos de otalgia, prurido, odor, eritema e quantidade de cerúmen. Foram coletadas amostras para cultura bacteriana, fúngica e citologia antes e após os tratamentos. Após a avaliação, cada sinal clínico recebeu uma pontuação em escore de 0 a 3, o qual 0 era considerado ausente e 3 a forma mais grave de aparecimento, a partir desta pontuação foi gerado um somatório por animal e por grupo durante cada dia de avaliação. No final do tratamento, todos compostos avaliados foram eficazes para a redução dos sinais clínicos e microrganismos envolvidos em casos de otite externa canina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).