Marcadores metabólicos e produção de leite de vacas da raça Holandesa submetidas a diferentes protocolos de aplicação de cianocobalamina e butafosfan no pós-parto recente
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-77140EResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes protocolos de administração da associação de cianocobalamina e butafosfan no pós-parto recente de vacas da raça Holandês sobre marcadores metabólicos e produção de leite. Foram utilizadas 154 vacas da raça Holandês, multíparas, mantidas em sistema Free-stall e divididas em cinco grupos, utilizando como critérios de randomização o número de lactações e a data provável do parto. Os animais receberam aplicações por via intramuscular após o parto da associação de 100 mg/mL de butafosfan e 0,05 mg/mL de cianocobalamina, em volume de 1mL para cada 20 kg de peso vivo, variando apenas os dias de aplicação: T1: no dia do parto (dia 0) (n=36); T2: dias 0 e 3 (n = 31); T3: dias 0 e 7 (n = 30); T4: dias 0, 3 e 7 (n = 28). O grupo controle (GC) recebeu solução fisiológica nos dias 0, 3 e 7 (n = 29). As amostras de sangue foram coletadas para avaliação de metabólitos nos dias 0, 7, 21 e 30 pós-parto. A produção de leite foi registrada uma vez por semana até 98 dias em lactação. Observou-se que o grupo T4 apresentou a média de produção de leite maior (25,87±0,34 kg/dia; P < 0,001) do que os demais grupos. O protocolo com a administração da associação de butafosfan e cianocobalamina aplicado nos dias 0, 3 e 7 pós-parto foi o mais eficiente em relação a produção de leite e contribuiu para um melhor metabolismo energético e hepático dos animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).