ÍNDICES DE ALIMENTAÇÃO E CICLO REPRODUTIVO EM MACHOS DE PIAU-VERMELHO Leporinus copelandii (STEINDACHNER, 1875) NA BACIA DO BAIXO RIO PARAÍBA DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.2677Palavras-chave:
PisciculturaResumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar a relação entre índices de alimentação e ciclo reprodutivo de machos de piau-vermelho, na região do baixo rio Paraíba do Sul (latitude 21° 41’ 15” S e longitude 42° 03’ 45” W). amostras foram coletadas mensalmente, entre fevereiro de 1998 a janeiro de 1999, sendo obtidos os seguintes parâmetros: fator de condição total (k1) e somático (k2), índice gastro-somático (IGas) e estádio de repleção estomacal (ERE), e estádios de maturação gonadal. em geral, parâmetros de condição corporal e gônadas apresentaram uma relação inversamente proporcional aos parâmetros de alimentação. durante a estação reprodutiva (setembro–janeiro), foram observados os menores valores de IGas e ERE, seguidos por um incremento desses parâmetros após a reprodução, mostrando ser um mecanismo natural de reposição da condição corporal.
Palavras-chaves: biologia reprodutiva, Leporinus, peixe, reprodução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).