Características da carcaça de vacas de descarte terminadas em confinamento recebendo dietas com ou sem adição de monensina

Autores

  • Fernando Kuss Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil
  • João Restle Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Fernando Glasenapp de Menezes Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Pato Branco, Paraná, Brasil
  • Dari Celestino Alves Filho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Ivan Luiz Brondani Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Miguelangelo Ziegler Arboitte Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • José Luis Moletta Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Pato Branco, Paraná, Brasil

Palavras-chave:

Nutrição de ruminantes

Resumo

Foram avaliadas as características da carcaça de vacas de descarte terminadas em confinamento recebendo dietas sem ou com monensina sódica (200 mg/animal/ dia). A dieta continha 12,5% de proteína bruta e 2,99 Mcal de energia digestível/kg de matéria seca, composta de 48% de volumoso (silagem de milho) e 52% de concentrado. Vacas alimentadas com a dieta contendo monensina apresentaram menor peso de carcaça quente (262,3 vs 289,8 kg) e fria (255,4 vs 282,6 kg),  rendimento de carcaça quente (52,5 vs 54,9%) e fria (51,1 vs 53,5%) e espessura de gordura subcutânea (4,5 vs 6,6 mm) em relação às vacas sem monensina na dieta. Observaram-se carcaças de conformação inferior nos animais com monensina, atingindo pontuação de 8,9 (próximo a regular mais) contra 10,1 (classificação acima de boa menos). Nas vacas alimentadas com monensina o valor absoluto do corte serrote  foi 9,9% inferior e a quantidade de gordura absoluta na carcaça apresentou redução de 20,9%. A adição de monensina sódica na dieta reduziu os pesos de carcaça, o rendimento de carcaça, o grau de acabamento, a conformação da carcaça e o peso absoluto do corte serrote de vacas de descarte.

PALAVRAS-CHAVES: Conformação, cortes comerciais, espessura de gordura subcutânea, gordura, peso e rendimento de carcaça.

PALAVRAS-CHAVES: conformação, cortes comerciais, espessura de gordura subcutânea, gordura, peso e rendimento de carcaça

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

KUSS, Fernando; RESTLE, João; MENEZES, Fernando Glasenapp de; FILHO, Dari Celestino Alves; BRONDANI, Ivan Luiz; ARBOITTE, Miguelangelo Ziegler; MOLETTA, José Luis. Características da carcaça de vacas de descarte terminadas em confinamento recebendo dietas com ou sem adição de monensina. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 83–90, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2477. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal