Detecção do complexo Mycobacterium tuberculosis no leite pela reação em cadeia da polimerase seguida de análise de restrição do fragmento amplificado (PRA)

Autores

  • Eduardo Eustáquio de Souza Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marlei Gomes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Leila de Souza Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Joab Trajano Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Vânia Margaret Flosi Paschoalin Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Tecnologia de alimentos

Resumo

Mycobacterium bovis é membro do complexo Mycobacterium tuberculosis (MTBC), grupo este composto por espécies com grande homologia genética. É o agente etiológico da tuberculose bovina, importante zoonose transmissível ao homem, principalmente através da inalação do bacilo e/ou pelo consumo de leite e derivados não-pasteurizados provenientes de vacas tuberculosas. O objetivo deste estudo foi padronizar a identificação de micobactérias do complexo M. tuberculosis presentes no leite, por metodologia molecular. Fez-se a extração de DNA diretamente do leite contaminado e realizou-se a identificação molecular pela reação em cadeia da polimerase seguida de análise de restrição do fragmento amplificado (PRA). Utilizaram-se inhagens de referência e leite cru artificialmente contaminado com M. bovis IP. Um fragmento de 441pb do gene hsp65 foi amplificado, tratado com BstEII e HaeIII e empregou-se o perfil de restrição enzimática obtido para identificar o complexo M. tuberculosis no leite. Com a PRA foi possível detectar com especificidade e sensibilidade a presença de M. bovis em até 10 UFC/mL de leite. A metodologia padronizada poderá auxiliar os métodos microbiológicos e bioquímicos tradicionalmente usados na identificação do bacilo em alimentos suspeitos de contaminação, como, por exemplo, o leite proveniente de animais suspeitos de infecção por M. bovis.

Palavras-chaves: Análise de perfil de restrição enzimática (PRA), complexo Mycobacterium tuberculosis, leite, Mycobacterium bovis, limite de detecção (PCR).

Downloads

Downloads

Publicado

2008-12-21

Como Citar

FIGUEIREDO, E. E. de S.; SILVA, M. G. da; FONSECA, L. de S.; SILVA, J. T.; PASCHOALIN, V. M. F. Detecção do complexo Mycobacterium tuberculosis no leite pela reação em cadeia da polimerase seguida de análise de restrição do fragmento amplificado (PRA). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1023–1033, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1381. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária