CARACTERÍSTICAS RACIAIS E DE CARCAÇA NAS PERDAS POR CONTUSÕES E NO PH FINAL DA CARNE DE BOVINOS MACHOS CASTRADOS E FÊMEAS DE DESCARTE

Authors

  • Fábio Souza Mendonça Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0003-2477-0360
  • Ricardo Zambarda Vaz Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiano Nunes Vaz Universidade Federal de Santa Maria
  • João Restle Universidade Federal de Goiás
  • Guilherme Barbieri Gonçalves Universidade Federal de Pelotas
  • Carina Crizel Da Vara Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab18045295

Keywords:

Produção de bovinos

Abstract

Objetivou-se avaliar os efeitos de grupo genético, maturidade e escore de gordura de acabamento de bovinos sobre perdas por contusões e valor do pH final da carcaça de bovinos machos e fêmeas. O número de contusões e o valor final do pH das carcaças foram avaliados como variável resposta em função do grupo genético, da maturidade fisiológica e do escore de gordura de acabamento. Acréscimos de 174,6 e 159,4% no número de contusões foram verificados quando a maturidade evoluiu de animais dentes de leite para oito dentes para machos e fêmeas, respectivamente. Apenas carcaças de machos com gordura mediana apresentaram maior nível de lesões que gordura escassa. Ocorreram aumentos de 37,93 e 23,52% de contusões para os animais zebuínos, quando comparados a taurinos, para machos e fêmeas, respectivamente. Com relação aos valores de pH, ocorreram variações entre os sexos, tendo as fêmeas, na média, pH mais elevado diferindo entre zebuínos e taurinos. Machos de dois dentes apresentaram valores mais elevados que os de quatro dentes, enquanto as fêmeas de quatro e seis foram superiores às demais. As perdas por contusões em carcaças bovinas são influenciadas pela maturidade fisiológica, o escore de gordura e pelo grupo genético e os animais mais velhos são mais susceptíveis às contusões, assim como os animais zebuínos também são mais susceptíveis. Fêmeas são mais susceptíveis às alterações no pH final das carcaças, principalmente quando a carcaça é proveniente de animais zebuínos.
Palavras-chave: bem-estar animal; classificação de carcaças; qualidade de carne.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Souza Mendonça, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Zootecnia, Produção de Ruminantes

Ricardo Zambarda Vaz, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Zootecnia, Produção de Ruminantes

Fabiano Nunes Vaz, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural

João Restle, Universidade Federal de Goiás

Escola de Veterinária e Zootecnia

Guilherme Barbieri Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Zootecnia, Produção de Ruminantes

Carina Crizel Da Vara, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Veterinária

Downloads

Published

2017-06-23

How to Cite

MENDONÇA, F. S.; VAZ, R. Z.; VAZ, F. N.; RESTLE, J.; GONÇALVES, G. B.; DA VARA, C. C. CARACTERÍSTICAS RACIAIS E DE CARCAÇA NAS PERDAS POR CONTUSÕES E NO PH FINAL DA CARNE DE BOVINOS MACHOS CASTRADOS E FÊMEAS DE DESCARTE. Brazilian Animal Science/ Ciência Animal Brasileira, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18045295. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-45295. Acesso em: 30 jun. 2024.