Achados patológicos e incidentais em anuros do Ceará, nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-77787EResumo
Anfíbios são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados globalmente, e os anuros são sua ordem mais representativa. Doenças infecciosas emergentes têm sido associadas ao declínio global das espécies de anfíbios, fenômeno relatado em todo o mundo. Na região Nordeste, o Ceará tem uma abundante anurofauna, com cerca de 5% de suas espécies sendo consideradas criticamente ameaçadas. Em projetos de pesquisa, várias patologias são observadas em anuros silvestres locais, contudo, poucos casos têm sido publicados. O objetivo deste trabalho foi reunir achados patológicos e incidentais em anuros nativos do estado do Ceará, nordeste do Brasil. Os achados foram registrados durante necrópsias e exames clínicos. A amostra incluiu 38 espécimes, distribuídos em 13 espécies, originários de 13 localidades, examinados entre 2010 e 2022. A maioria das lesões (71%, n = 38) apontou para fisiopatologia inflamatória, incluindo infecções parasitárias com agentes lesionais - lesões granulomatosas e necrotizantes com inclusões intracitoplasmáticas, compatíveis com Mycobacteria e Ranavírus, respectivamente. Fibrolipoma e carcinoma hepatocelular se apresentaram como nódulos únicos, estando o último associado a uma infecção helmíntica cística. Calcinose hepática difusa representou doença de etiologia tóxico/metabólica. Catarata bilateral foi a alteração ocular mais frequente (60%, n=5), mas sem diagnóstico etiológico conclusivo. Indícios de doenças infecciosas foram detectados e necessitam de técnicas complementares de diagnóstico etiológico. A falta de laboratórios locais ou parceiros com técnicas diagnósticas específicas limitou alguns diagnósticos definitivos. Os achados aqui apresentados colocam o estado do Ceará no mapa de doenças preocupantes da anurofauna, que necessitam ser monitoradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).