Resistência de nematoides gastrintestinais de caprinos e ovinos aos anti-helmínticos levamisol, ivermectina e albendazol

Autores

Resumo

Objetivou-se determinar a resistência de nematoides gastrintestinais aos anti-helmínticos levamisol, ivermectina e albendazol em caprinos e ovinos da região metropolitana da Ilha de São Luís, Maranhão, Brasil. Foram coletadas amostras de fezes de 150 animais de quatro propriedades diferentes, sendo 2 com caprinos e 2 com ovinos, e aleatoriamente distribuídos de três a quatro grupos de 10 animais: Grupo I: grupo controle, sem tratamento. Grupo II: tratado com anti-helmíntico à base de ivermectina, administrado oralmente na dose de 200 mcg/kg; Grupo III: tratado com anti-helmíntico à base de levamisol, administrado oralmente na dose de 7,5mg/kg e Grupo IV: tratado com anti-helmíntico à base de albendazol administrado oralmente na dose de 3mg/kg. Amostras de fezes foram colhidas da ampola retal um dia antes do tratamento e 10 dias após o tratamento anti-helmíntico. Foram feitos exames coproparasitológicos individuais, pela técnica de McMaster modificada, no Laboratório de Sanidade Animal, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Luís-Maracanã. A ivermectina, na espécie caprina, mostrou eficácia de 14,28%, enquanto para ovina, 13,6 e 52,2%. Considerando o levamisol na espécie caprina, não apresentou eficácia contra os nematoides gastrintestinais, enquanto para ovinos, apresentou eficácia de 79,4%. Já o albendazol, apresentou eficácia de 59,8% para caprinos, e 3,43% para ovinos. Os nematoides gastrintestinais demonstraram resistência múltipla (RAM), visto que a percentagem de redução da contagem de ovos foi inferior a 95% e o limite inferior do intervalo de confiança menor do que 90%.
Palavras-chave: antiparasitários; resistência anti-helmíntica; pequenos ruminantes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo gráfico

Publicado

2023-05-30

Como Citar

PINHEIRO SOARES, S. C.; CUNHA REIS, A.; PEREIRA CASTRO, R. L.; SEREJO PIRES FILHO, P. C.; SARAIVA MARTINS CABRAL, C.; OLIVEIRA DINIZ JÚNIOR, D.; BARROS COSTA, C.; DA COSTA PINHEIRO, D. M.; ALVES PINHEIRO, Y. S.; SILVA BUNA, N. H.; MARTINS COSTA JÚNIOR, L.; RODRIGUES BARROS BRITO, D. Resistência de nematoides gastrintestinais de caprinos e ovinos aos anti-helmínticos levamisol, ivermectina e albendazol . Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/75316. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA