EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO PROTÉICA SOBRE OS PARÂMETROS CLÍNICOS E PARASITOLÓGICOS DE OVINOS MANTIDOS EM PASTAGEM DE TIFTON 85
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.4368Palavras-chave:
Parasitologia animalResumo
A suplementação proteica pode ser uma importante ferramenta para os sistemas de produção de ovinos em pastagens tropicais. Objetivou-se com este trabalho avaliar os parâmetros clínicos e parasitológicos de ovinos mantidos em pastagem de Tifton 85 (Cynodon dactylon) irrigada, recebendo suplementos com diferentes fontes proteicas. Foram utilizados 28 ovinos castrados e mestiços, distribuídos homogeneamente em quatro tratamentos. Além do controle não suplementado, os tratamentos avaliados foram: farelo de soja, ureia e torta de algodão. Realizou-se a vermifugação dos animais de acordo com o método Famacha©. Não houve diferença significativa (P>0,05) entre os tratamentos para o consumo de matéria seca total, ganho médio diário e ganho de peso total. Foi observado maior consumo de forragem (P<0,05) para os animais mantidos exclusivamente em pastagem. Estes animais também apresentaram maior contagem de ovos por grama de fezes (OPG) (P<0,05) em comparação aos suplementados com ureia ou com torta de algodão. Não houve diferença significativa (P>0,05) para os diferentes tons de coloração da conjuntiva nem para o número de animais vermifugados. Observou-se uma prevalência de 72,0% a 83,0% de larvas de Trichostrongylus sp. As diferentes suplementações proteicas não influenciaram as características clínicas nem produtivas dos animais.PALAVRAS-CHAVES: Cynodon dactylon, endoparasitas, Famacha©, farelo de soja, torta de algodão, ureia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
NOGUEIRA, D. M.; VOLTOLINI, T. V.; MOREIRA, J. N. EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO PROTÉICA SOBRE OS PARÂMETROS CLÍNICOS E PARASITOLÓGICOS DE OVINOS MANTIDOS EM PASTAGEM DE TIFTON 85. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1100–1109, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.4368. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4368. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).