ACOMPANHAMENTO DA CARGA PARASITÁRIA INTESTINAL E DO MANEJO SANITÁRIO DE UM CRIATÓRIO DE PACAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i4.32406Palavras-chave:
Nematóides, Paca, Animal SilvestreResumo
A criação de pacas (Cuniculus paca Linnaeus, 1766) vem se desenvolvendo em toda AméricaLatina. Com o objetivo de acompanhar o manejo sanitário, determinar a prevalência de parasitasgastrointestinais de pacas criadas em cativeiro, sua carga parasitária e avaliar estratégias utilizadasem seus controles, entre os meses de novembro/2012 a junho/2013, amostras de fezes frescas nosolo foram coletadas e analisadas, utilizando-se as técnicas de Willis Mollay e Hoffmann. Paraquantificação, utilizou-se a câmera de McMaster. A leitura foi realizada em microscopia óptica, comobjetivas de 25x e 40x, as quais revelaram 21.433 ovos por grama de fezes (OPG), com média de2.679,12 (± 41,0) Strongyloides spp., e 3.325 OPG, com média de 415,6 (± 57,0) Trychuris spp.Também encontraram-se 482.101 oocistos por grama de fezes (OOPG), com média 60.263 (± 15,93)de Eimeria spp. e 51 larvas de Strongyloides spp., com média 6,3 (± 6,86) larvas. Em uma única baiaforam identificados dois ovos de Hymenolepis diminuta. Foi utilizado um anti-helmíntico (albendazol10%) e trimetropina associada à sulfadiazina, para combater a eimeriose. Conclui-se que o grandeíndice de infestação parasitária apresentado pelos animais, mesmo a despeito dos tratamentos antihelmínticosefetuados, pode estar associado com o índice pluviométrico apresentado, as condiçõesfísicas das instalações e a limpeza e higienização dos recintos de forma inadequada.
Palavras-chave: animal silvestre; nematoides; paca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).