QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO DE BÚFALA (Bubalus bubalis bubalis) EM DIFERENTES FAZENDAS E ESTAÇÕES DO ANO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18041815Palavras-chave:
Segurança AlimentarResumo
O presente estudo objetivou examinar as características químicas e microbiológicas do leite cru refrigerado coletado em diferentes fazendas e estações. Amostras foram coletadas em doze fazendas produtoras de leite de búfala localizadas na região centro-leste do estado de São Paulo, Brasil, uma vez ao mês entre os anos de 2011 a 2014. Análises de gordura, proteína, lactose, extrato seco e sólidos totais foram realizadas utilizando-se técnica de Infra-vermelho. Análises de resíduos de antimicrobianos foram realizadas através do teste rápido Kit Delvo Test. Análises de contagem de células somáticas e contagem padrão em placas foram conduzidas através de Citometria de Fluxo. Resultados das análises dos componentes químicos, assim como da análise microbiológica de CPP, demonstraram diferenças estatísticas significativas através das estações para estes parâmetros. Em todas as amostras analisadas nenhum resíduo de antimicrobiano foi detectado, indicando que os produtores estão respeitando a legislação sanitária brasileira vigente, bem como para SCC; no entanto, valores acima do permitido foram encontrados para CPP. Diferenças significativas para todos os parâmetros analisados foram encontradas entre as fazendas investigadas, indicando que o incentivo de preço pago pela qualidade do leite cru poderia ser uma alternativa às empresas de processamento de lácteos, favorecendo o rendimento e a qualidade do produto final.
Palavras-chave: Brasil; laticínio; monitoramento; parâmetros químicos; parâmetros microbiológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).