CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E CELULARIDADE DO LEITE DE OVELHAS SANTA INÊS EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE LACTAÇÃO

Autores

  • Maiara G Blagitz Departamento de Clínica Médica, FMVZ - USP
  • Camila Freitas Batista Departamento de Clínica Médica, FMVZ-USP
  • Viviani Gomes Departamento de Clínica Médica, FMVZ- USP
  • Fernando Nogueira de Souza Departamento de Clínica Médica, FMVZ - USP
  • Alice Maria M Della Libera Departamento de Clínica Médica, FMVZ - USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i4.14028

Palavras-chave:

contagem de células somáticas, glândula mamária, pequenos ruminantes, qualidade do leite.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar a influência do estágio da lactação sobre as características físico-químicas e a celularidade do leite em ovelhas da raça Santa Inês. Desse modo, 143 amostras de leite negativas no exame bacteriológico e sem alterações na prova da caneca de fundo escuro provenientes de 33 ovelhas Santa Inês foram utilizadas para determinar a contagem automática e microscópica de células somáticas, os teores de extrato seco total, gordura, lactose e proteína. Os resultados do presente estudo apontaram para aumento da celularidade do leite e dos teores de gordura e proteína e redução do teor de lactose no final da lactação, embora não tenham sido observadas alterações no extrato seco total no leite desses animais durante a lactação. O presente estudo apontou ainda para correlação significativa entre a contagem automática e a microscópica de células somáticas (r = 0,80), a porcentagem de leucócitos mononucleares (r = -0,45), a porcentagem de leucócitos polimorfonucleares (r = 0,45), os teores de lactose (r = - 0,44), proteína (r = 0,37) e gordura (r = 0,30). No entanto, não se observou correlação significativa entre a CCS automática e o teor de extrato seco total (r = 0,007).

PALAVRAS-CHAVE: Contagem de células somáticas; glândula mamária; pequenos ruminantes; qualidade do leite.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara G Blagitz, Departamento de Clínica Médica, FMVZ - USP

ossui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: células somáticas, leucose enzoótica dos bovinos, mastite, ovelhas e bovino.

Camila Freitas Batista, Departamento de Clínica Médica, FMVZ-USP

Médica Veterinária formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Residente do Hospital de Bovinos e Pequenos Ruminantes da FMVZ-USP no ano de 2008. Mestranda do Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP. Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Clínica Veterinária de Bovinos e Imunologia Clínica

Viviani Gomes, Departamento de Clínica Médica, FMVZ- USP

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (2000), residência em clínica e cirurgia de grandes animais (2001), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor da FMVZ - USP das seguintes disciplinas: Semiologia Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Clínica Médica de Ruminantes e Práticas Hospitalares em Buiatria. Atua principalmente nos seguintes temas: buiatria, mastite em ruminantes, transferência de imunidade colostral e diarréia bezerros.

Fernando Nogueira de Souza, Departamento de Clínica Médica, FMVZ - USP

Médico Veterinário  pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é doutorando pela Escola de Veterinária da UFMG. Atuando nos seguintes temas: Mastite, Imunologia Clínica, Estresse Oxidativo e Qualidade de Leite e Derivados.

Alice Maria M Della Libera, Departamento de Clínica Médica, FMVZ - USP

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1986), residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (1987-1988), mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é - Professor Doutor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia USP, nas disciplinas de Semiologia (responsável pela escolaridade), Clínica Médica de Ruminantes, Patologia Médica e Patologia Clínica. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Imunologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Buiatria, mastite, semiologia e imunologia clínica. Preside a Associação Paulista de Buiatria.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

BLAGITZ, M. G.; BATISTA, C. F.; GOMES, V.; SOUZA, F. N. de; DELLA LIBERA, A. M. M. CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E CELULARIDADE DO LEITE DE OVELHAS SANTA INÊS EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE LACTAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 4, p. 454–461, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i4.14028. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/14028. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.