PERITÔNIO DE BOVINO COMO BANDAGEM EM QUEIMADURAS CUTÂNEAS EXPERIMENTAIS EM COELHOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.1167Palavras-chave:
cirurgia animalResumo
Foram avaliados os aspectos macroscópicos e histológicos de queimaduras cutâneas de coelhos tratadas com peritônio de bovino conservado em glicerina a 98%. Em dezesseis animais delimitaram-se duas áreas de 2,5cm de diâmetro na pele da região dorsal do tórax, sendo uma no antímero direito e outra no esquerdo. A pele das áreas demarcadas foi removida com exposição da fáscia muscular e as feridas cauterizadas com termocautério. Sobre as queimaduras do antímero direito, aplicou-se um segmento de 3,0 x 3,0cm de peritônio de bovino conservado em glicerina. Envolveram-se as feridas com gaze e atadura de crepom, sendo que se umedeceu a submetida ao enxerto com solução fisiológica 0,9% (grupo tratado) e a do antímero esquerdo com água destilada (grupo controle). Trocaram-se os curativos diariamente para avaliações, decorridos três, sete, quatorze e vinte e um dias de pós-operatório (PO). O curativo com peritônio se desprendeu das feridas decorridos, em média, vinte dias de PO. A bandagem xenogênica em queimaduras cutâneas em coelhos ocasiona ausência de exsudação e oclusão da ferida e promove formação de uma cicatriz organizada com menor intensidade de tecido de granulação.PALAVRAS-CHAVES: Cicatrização, feridas, membrana biológica, pele.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
BUSNARDO, C. A.; FREITAS, P. M. C.; EURIDES, D.; RAFT, G. R.; NUNES, L. de C.; BELETTI, M. E. PERITÔNIO DE BOVINO COMO BANDAGEM EM QUEIMADURAS CUTÂNEAS EXPERIMENTAIS EM COELHOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 823–828, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.1167. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1167. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).