Imaginário Afro-brasileiro como dimensão pedagógica da educação

Autores

  • Julvan Moreira de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, julvan.moreira@ufjf.br https://orcid.org/0000-0003-1815-6268
  • Jussara Alves da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, tutorajussara@gmail.com
  • Luan Pedretti de Castro Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, luanpedretti@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81827

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a contribuição do imaginário afro-brasileiro na sistematização de um pensamento filosófico da pluriversidade, que compreenda o humano como diverso. Os mitos e as representações simbólicas das culturas afro são alguns dos pressupostos que dão base aos modos de ser negro e negra no Brasil. Conclui-se que esses princípios auxiliarão à construção do que se denomina uma filosofia da educação afro-brasileira.

Palavras-chave: africanidades, filosofia africana, imaginário afro-brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julvan Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, julvan.moreira@ufjf.br

Professor do do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista (Pós-graduação Lato-sensu) em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Política) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP); Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco; Graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo.

Jussara Alves da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, tutorajussara@gmail.com

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Educação para as Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Luan Pedretti de Castro Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, luanpedretti@gmail.com

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Licenciado e Bacharel em História pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

OLIVEIRA, Julvan Moreira de; SILVA, Jussara Alves da; FERREIRA, Luan Pedretti de Castro. Imaginário Afro-brasileiro como dimensão pedagógica da educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 63–78, 2025. DOI: 10.5216/rp.v35i1.81827. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81827. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem