Imaginário Afro-brasileiro como dimensão pedagógica da educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81827Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a contribuição do imaginário afro-brasileiro na sistematização de um pensamento filosófico da pluriversidade, que compreenda o humano como diverso. Os mitos e as representações simbólicas das culturas afro são alguns dos pressupostos que dão base aos modos de ser negro e negra no Brasil. Conclui-se que esses princípios auxiliarão à construção do que se denomina uma filosofia da educação afro-brasileira.
Palavras-chave: africanidades, filosofia africana, imaginário afro-brasileiro.
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Publicado
2025-11-04
Como Citar
OLIVEIRA, Julvan Moreira de; SILVA, Jussara Alves da; FERREIRA, Luan Pedretti de Castro. Imaginário Afro-brasileiro como dimensão pedagógica da educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 63–78, 2025. DOI: 10.5216/rp.v35i1.81827. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81827. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem
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