O mundo do trabalho e a Educação Física: a formação em questão
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16284Resumo
Atualmente, o mundo do trabalho na Educação Física se divide em dois mundos: o escolar e o não escolar. Essa divisão reflete não só a necessidade de formações diferentes demandadas pelos campos de intervenção, como também as modificações que o próprio trabalho/trabalhador da área sofre no atual estágio de mudanças nas suas formas de organização. Como consequência, houve também uma divisão na nomenclatura do trabalhador para: licenciado (escolar) e graduado (não escolar) em Educação Física, que, embora tenham formações e currículos diferenciados, seguem o mesmo paradigma, voltados para a construção de competências. Sendo assim, o texto buscou analisar a problemática da formação diante desse cenário fragmentado ao identificar em pesquisas recentes qual a centralidade da preocupação de pesquisadores com a temática da formação de professores. Buscou-se relacionar como o processo de reestruturação produtiva influenciou a divisão do mundo do trabalho da área. Desse modo, após as nossas análises, propomos o resgate da ideia de uma formação ampla para um único mundo do trabalho, tendo o próprio trabalho enquanto princípio educativo, com o objetivo de superar, no processo de formação e intervenção de seus professores, a possível tensão entre mundo do trabalho e Educação Física.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-23
Como Citar
LOBO, P. A.; ONOFRE, T. O mundo do trabalho e a Educação Física: a formação em questão. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 83, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16284. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/73. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).