Criatividade e perspectivas globais: entre definições clássicas e contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67400Resumo
O presente artigo apresenta resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento vinculada à Programa de Pós-Graduação em Educação que discute definições e aspectos globais vinculados a criatividade. Explorar tal temática tem exigido um esforço de organização e articulação conceitual considerando a complexidade do termo. Assim, este estudo visa estabelecer relações entre concepções de criatividade a partir de cinco perspectivas globais, quais sejam: a) processo; b) produto; c) condição/ambiente; d) pessoa/personalidade; e) integração (MITJÁNS MARTÍNEZ, 1997). Para tanto, foram analisadas definições compiladas por Torre (2008), bem como nas pesquisas de Suanno (2013) e Ribeiro e Moraes (2014). Metodologicamente foram analisadas 44 definições de criatividade, as quais aproximadamente 51% focaram em uma das perspectivas globais listadas acima, e 49% contam com a integração de dois ou mais aspectos. Destes, constatou-se que 41% das definições trazem características que remetem a pessoa/personalidade. Conclui-se que o conceito de criatividade demanda pesquisa e explicitação da relação entre concepções e elaborações conceituais, assim como sinaliza para a necessidade de aprofundamento da perspectiva integradora e complexa de criatividade.Downloads
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Publicado
2021-01-19
Como Citar
GOMES TAVARES, R. .; ROSA SUANNO, M. V. . Criatividade e perspectivas globais: entre definições clássicas e contemporâneas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 201–218, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67400. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67400. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
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