Os textos ficcionais voltados para a criança e o jovem e o ensino da literatura: uma leitura de "tanta tinta", de Cecília Meireles
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.6063Resumo
Neste trabalho, o intuito é refletir sobre algumas noções que normalmente são disseminadas sobre a leitura e o ensino da literatura em sala de aula com a chamada literatura infantojuvenil. Procuramos, mais pontualmente, destacar como grande parte dos textos ficcionais contemporâneos voltados ao público jovem traz em si um embate de representações que exige um leitor participante no processo de leitura e um educador preparado para sua observação, sob o risco do texto não se concretizar em sua totalidade no ato da leitura, pois liminam premissas básicas contidas na literatura de massa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-27
Como Citar
PINTO, A. J. A. Os textos ficcionais voltados para a criança e o jovem e o ensino da literatura: uma leitura de "tanta tinta", de Cecília Meireles. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1–12, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.6063. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6063. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).