Criação de jogos no contexto indígena: o cabo de guerra numérico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52772Resumo
Este relato tem como objetivo descrever a criação de um jogo, o cabo de guerra numérico, por um dos estudantes do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas, habilitação em Matemática, da UFMG. A iniciativa fazia parte das atividades avaliativas da disciplina Prática de Ensino, e o jogo foi apresentado aos demais estudantes da turma no período chamado intermediário, ou seja, no território indígena (meio sociocultural). Por apresentar jogadas que exigiam estratégias matemáticas, o jogo mostrou-se uma possibilidade interessante para o ensino de Matemática e também um canal para a valorização dos saberes e das práticas indígenas. A criação do jogo foi muito bem-avaliada pelos estudantes da turma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-05-02
Como Citar
CONTI, K. C.; MARTINS, D. A.; PINTO, N. K. D.; SANTOS, K. R. D. Criação de jogos no contexto indígena: o cabo de guerra numérico. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52772. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52772. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).